Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Emblema DECEA

Descrição Heráldica

   Escudo português, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o gládio alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e à sinistra a sigla da Organização DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, em prata (branco), cuja criação se deu em 05 de outubro de 2001.
     Campo em blau (azul cerúleo), que simboliza o espaço aéreo brasileiro, cenário de todas as ações que compõem a missão da Organização: o pleno controle do ar com zelo e retidão no dever.
     Partindo do cantão sinistro da ponta visualiza-se uma pista em cinza-escuro, percorrendo todo contra-chefe, prolongando-se numa trajetória ascendente estilizada em jalne (ouro), direcionada ao centro do chefe, e definida em sua extremidade pelo vetor estilizado em prata (branco), simbolizando todo e qualquer engenho aeroespacial no Espaço Aéreo Brasileiro. No cantão sinistro do chefe acha-se a silhueta de um radar estilizado em prata (branco), do qual parte um feixe horizontal cônico, do seu centro, iluminando o vetor em matiz sinopla (verde-claro) e cinza-claro, até o cantão destro do chefe. Partindo, também, do centro do radar, em direção vertical descendente até o cantão sinistro da ponta, acha-se um raio estilizado em jalne (ouro), representando a transmissão de dados e o amplo poder de detecção eletrônica dos sistemas de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo.
     No canto sinistro da ponta visualiza-se um círculo em goles (vermelho), traduzindo-se como centro nervoso do controle aeroespacial, bem como denotando a coordenação de todas as ações inerentes à missão do Departamento de Controle do Espaço.
     Partindo, ainda, do canto sinistro do chefe ao flanco destro do campo observa-se a propagação estilizada das ondas eletromagnéticas em jalne (amarelo) e prata (branco), representando a efetiva cobertura radar e o Controle do Espaço Aéreo, no território nacional. Brocante às ondas visualiza-se um outro vetor, representado por uma figura triangular em blau (azul cerúleo), sombreada abaixo em sable (preto), partindo em direção ao coração, simbolizando o poder aeroespacial na garantia da soberania do Espaço Aéreo.
     No flanco destro do coração nota-se, então, quatro estrelas em sable (preto), com brilho em prata (branco) e em perspectiva, representando o comando da Organização.
     Contorna o escudo um filete em prata (branco), evidenciando o nível de comando da Organização: Oficial-General.


Fim do conteúdo da página