Emblema VII COMAR
Descrição Heráldica
Escudo português com o campo dividido horizontalmente por linhas sinuosas e em perspectiva, partindo da destra para sinistra. A sinuosidade aparece em sinopla (verde claro), frisada em prata (branco), lembrando a vegetação exuberante da região amazônica, com suas frondosas árvores. A parte superior do escudo aparece em blau (azul cerúleo), lembrando o céu, local de atuação e exercício da soberania da Força Aérea Brasileira na região através de suas missões – evidenciadas por um vetor em prata (branco), com o rastro no mesmo esmalte; o mesmo desloca-se ascencionalmente do flanco destro para o flanco sinistro.
Na parte superior, próximo ao chefe, destaca-se o Gládio Alado, símbolo da Força, circundado por três estrelas em prata (branco), significando o posto do Comandante da OM, cuja criação se deu em 1° de março de 1983. A parte inferior do escudo destaca-se em sinopla (verde escuro), lembrando a continuidade da vasta vegetação, e é atravessado por uma curva em perspectiva em blau (azul ultramar), em direção ao cantão sinistro do contrachefe, simbolizando o rio amazonas, que atravessa a região.
Sobrepõe-se ao todo, em contrachefe, o algarismo romano “VII COMAR”, em jalne (amarelo) e abaixo deste, o nome (COMANDO AÉREO REGIONAL) também em jalne (amarelo).
Contorna o escudo um filete em prata (branco), evidenciando o nível de comando da Organização: Oficial-General.
Redes Sociais