Emblema IV COMAR
Descrição Heráldica
Escudo português, com o chefe superposto em prata (branco), tendo em si a sigla da Organização "IV COMAR" em sable (preto).
Campo cortado, estando a parte superior em blau (azul-cerúleo), simbolizando o céu, área de atuação da Força Aérea Brasileira na defesa da Soberania Nacional; à destra visualiza-se o gládio alado em jalne (amarelo) e à sinistra três estrelas pentalfas em prata (branco), concernentes ao nível de Comando da Organização - Major-Brigadeiro.
Ao Centro aparece parte do antigo emblema da Quarta Zona Aérea, composto por um sol estilizado em jalne (amarelo), dentro do qual encontra-se parte de uma asa estilizada, também em jalne (amarelo), ambos representando o preito de homenagem aos pioneiros integrantes da antiga Quarta Zona Aérea, sob cujo trabalho e abnegação se assentam hoje a grandeza e importância do complexo aeroespacial instalado na área do IV COMAR, este último representado pelo algarismo arábico "4" em jalne (amarelo).
Na parte inferior, aparecem duas faixas em diagonal e em perspectiva decrescente, sendo a superior em goles (vermelho) e a inferior em sable (preto), formando o setor intermediário, uma seta em prata (branco) ascendente do contrachefe em direção à sinistra. A seta simboliza o dinamismo, progressão, desbravamento e integração, virtudes e características comuns aos Bandeirantes e a Aviação. Os esmaltes das faixas e da seta representam a bandeira do Estado de São Paulo, berço e sede da Organização. Sobreposto a esses três atributos aparece a figura de um Bandeirante estilizada, representando o histórico desbravador do interior brasileiro,que também partia da região sudeste, incluindo São Paulo. Contorna o escudo um filete em prata (branco).
Redes Sociais