Emblema CINDACTA I
Descrição Heráldica
Escudo Francês, com o chefe diminuído em blau (azul-cerúleo), carregando em si a sigla da Organização: CINDACTA I, em prata (branco).
Campo em blau (azul-cerúleo), flanqueado à destra, em pala, por três quadros, também em blau (azul-cerúleo). O primeiro quadro apresenta o Cruzeiro do Sul, em prata (branco), circundando o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, em jalne (amarelo). No segundo e no terceiro quadros, sugerindo escopos de radar, em prata (branco) e sable (preto), centralizam-se silhuetas de aeronaves comercial e de combate, em prata (branco).
À sinistra, encontra-se uma antena de radar em jalne (amarelo) sobreposta ao contorno geográfico brasileiro, em sable (preto), e sobre os quais se sobrepõem dois raios em aspa e em jalne (amarelo), representando as comunicações entre os diversos órgãos evoluídos no controle e policiamento do espaço aéreo. No centro dos raios encontra-se a cruz de Brasília, em jalne (amarelo) e sinopla (verde), simbolizando a sede do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo. Brocante ao conjunto, aparece um falcão, de blau (azul-ultramar) e prata (branco) filetado, contornado (com o perfil à sinistra), voante, bicado em prata (branco) e sacado em jalne (amarelo).
Do flanco sinistro parte um vetor em goles (vermelho), filetado, em direção ao radar, simbolizando a força, a intrepidez e o denodo diante do inimigo.
Contorna o escudo um filete em prata (branco), evidenciando o nível de Comando da Unidade: Oficial-General.
Redes Sociais