Emblema BINFAE-RF
Descrição Heráldica
Escudo português, com chefe em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado, símbolo da Força Aérea Brasileira, em jalne (amarelo). A partir deste, à sinistra, inscreve-se a sigla da Organização: “BINFAE-RF”, em prata (branco).
Campo cortado em faixas, com a superior em blau (azul ultramar), lembrando o céu nordestino e representando a coragem, a ousadia, a firmeza e a segurança dos componentes da Organização. Essa faixa encontra-se atravessada por uma ondulação em prata (branco) com formato de nuvens, abaixo dessas destacam-se elevações em sinopla (verde escuro) caracterizando o morro dos Guararapes, local onde se desenvolveram as vitoriosas batalhas dos bravos pernambucanos contra os holandeses. Em prata (branco) surge o mar, com uma jangada em sable (preto) e prata (branco), embarcação que se traduz como um dos principais símbolos da Região Nordeste, onde o Batalhão está sediado. Complementando a paisagem, destaca-se uma faixa sinuosa em marrom, de onde ascendem duas palmeiras brocantes e estilizadas também em marrom e sinopla (verde escuro), planta abundante na região.
As palmeiras procuram representar o II COMAR e, sobretudo, o espírito de cooperação reinante no comportamento dos integrantes da Organização.
A faixa inferior aparece em sinopla (verde escuro), contendo no centro, próximo ao coração, o símbolo da Infantaria em seus esmaltes, que representa a missão do BINFAE-RF, que é executar todas as atividades do Quadro nas Unidades da Guarnição de Aeronáutica do Recife. Em contrachefe destaca-se a sigla Batalhão Guararapes, em prata (branco).
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial Superior.
Redes Sociais