Emblema BINFAE-CO
Descrição Heráldica
Escudo francês com o chefe diminuto em blau (azul cerúleo), cor heráldica da Força Aérea Brasileira, cuja simbologia é a retidão no dever, o amor à Pátria e à justiça, carregando à destra o Gládio Alado, em prata (branco), símbolo da Força Aérea Brasileira e a partir deste a sigla “BINFAE-CO”, em prata (branco), simbolizando a verdade, a esperança e a paz.
Campo em blau (azul cerúleo), esmalte que representa as qualidades inerentes aos métodos da Unidade e de seus componentes. No flanco destro e abaixo do chefe visualiza-se, em prata (branco), a Constelação do Cruzeiro do Sul, constelação primeira incrustada no Pavilhão Nacional, representando o elo indissolúvel do COMAER (BINFAE-CO) com os desígnios da Nação Brasileira. No flanco sinistro, também abaixo do chefe, destaca-se o contorno geográfico da Região Sul, jurisdição do Quinto Comando Aéreo Regional, com seus Estados: o Rio Grande do Sul em sinopla (verde escuro), Santa Catarina em goles (vermelho), e o Paraná em jalne (amarelo), sendo que estas três cores representam, respectivamente, as cores dos Estados descritos.
Próximo ao contrachefe destaca-se o símbolo da Infantaria da Aeronáutica composto por dois fuzis cruzados, em prata (branco) e sable (preto), sobrepostos pelo Gládio Alado também em prata (branco). Na base interna do contrachefe, em arco, destaca-se o nome pelo qual a Unidade é conhecida: "BATALHÃO CRUZEIRO DO SUL", em sable (preto).
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo).
Redes Sociais