Emblema BINFAE-BR
Descrição Heráldica
Escudo português, com o chefe diminuto em goles (vermelho), contendo, à destra, o Gládio Alado, em jalne (amarelo) e, à sinistra, a sigla da Organização, “BINFAE-BR”, em prata (branco).
Campo terçado em faixas, sendo a primeira parte em blau (azul-cerúleo) e a segunda também em blau (azul-ultramar). Pouco acima do coração, em prata (branco) a “Cruz de Brasília”, imagem característica do Distrito Federal, constituída por uma caderna de quatro setas que partem do centro em direção aos quatro pontos cardeais; atributo principal da Bandeira de Brasília, onde está localizada a Unidade. O símbolo encontra-se sobreposto a uma figura estilizada do nascer do sol, em jalne (amarelo), e ladeado por seis silhuetas que imitam as colunas do Palácio da Alvorada, em prata (branco), contornadas em sable (preto), sendo três à destra e três à sinistra. O conjunto homenageia a cidade de Brasília, local onde atua a Organização na proteção de todas as Unidades da Guarnição de Aeronáutica de Brasília, bem como na execução de missões de escolta, policiamento, formação de praças e cerimonial. O número total de seis colunas simboliza a subordinação da Organização ao Sexto Comando Aéreo Regional.
Na última parte, encontra-se o símbolo da Infantaria da Aeronáutica, em sable (preto), contornado de jalne (amarelo) e sobreposto pelo Gládio Alado, em jalne (amarelo). Abaixo deste, um listel em prata (branco), com a inscrição “1963 - BATALHÃO ALVORADA - 2003”, em sable (preto). A primeira data indica o ano de ativação da primeira Unidade de Infantaria no VI COMAR e, a segunda, o ano de criação do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília. A nomeação da Unidade, “BATALHÃO ALVORADA”, surge ao centro do listel, em alusão às atividades especiais, normalmente desenvolvidas junto ao mais alto signatário do País.
Contorna o estudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial Superior.
Redes Sociais