Emblema BASV
Descrição Heráldica
Escudo português, com o chefe em blau (azul cerúleo), contendo em si a sigla da Base Aérea de Salvador “BASV” em prata (branco), Organização esta criada em 1942.
Campo em blau (azul ultramar), carregando abaixo do chefe uma coroa mural com cinco torres em prata (branco), rachurada em sable (preto), símbolo das cidades e povoações em geral. Sobrepõem-se à torre em círculo também em prata (branco), frisado em sable (preto), contendo em seu interior um “ORUGAN”, divindade iorubana, filho de Aganju e Iemanjá, a qual simboliza o vento e identifica ao mesmo tempo o 1º/7º Grupo de Aviação, lembrando a segurança e o poderio de ataque e defesa.
Abaixo da torre, próximo ao coração, destaca-se o gládio alado símbolo da Força Aérea Brasileira, e abaixo deste, um arco retesado com uma flecha em prata (branco), geralmente seguro pelo sagitário, ser mitológico metade homem metade cavalo, constituindo um nexo entre o céu e a terra, uma tensão simbolizada pelo arco, a ligação entre o homem e o infinito.
Ladeiam os flancos destro e sinistro, dois delfins, em jalne (amarelo), símbolos que representam todas as cidades litorâneas, como Salvador.
Em contrachefe destaca-se uma formação montanhosa em goles (vermelho), formando um trimonte, simbolizando a localização da Organização, também conhecida como Base Aérea de Ipitanga, palavra derivada do guarani Ibiptanga que significa “terra vermelha”.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo) evidenciando o nível de comando da Unidade, oficial-superior.
Redes Sociais