Emblema BAFZ
Descrição Heráldica
Escudo português com o Chefe em blau (azul-ultramar), contendo em si o Gládio Alado em jalne (amarelo) e à sinistra a sigla da Unidade “BAFZ” em jalne (amarelo).
Campo em blau (azul-ultramar), apresentando ao centro, o escudete estilizado encimado por uma coroa radiada, em jalne (amarelo) e prata (branco), e entrelaçado a um anel, que apóia a base do escudete. O anel aparece com a parte superior em goles (vermelho) e a metade inferior em prata (branco), onde é inserida a inscrição – BASE AÉREA DE FORTALEZA – em sable (preto).
O escudete apresenta-se com o campo também em blau (azul-cerúleo), possuindo nos cantões destro e sinistro chanfraduras em arcos, em homenagem aos militares desaparecidos ao longo da história da Base Aérea. Do flanco destro até o chefe, aparece parte de um Gládio Alado, em cinza (cinza), representando a missão de apoio às Unidades Aéreas, Sediadas e Apoiadas e no flanco sinistro parte de um coqueiro, na sua cor, figura da flora regional, igualmente presente no brasão do Estado do Ceará.
No coração do escudete encontra-se uma torre lavrada em alaranjado (laranja) e aberta em sable (preto), símbolo que deu nome à cidade sede da Unidade. Ao fundo, próximo ao chefe, figura uma jangada em prata (branco), simbolizando a bravura, a coragem e o heroísmo do nordestino.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), representando o nível de comando da Organização (Oficial Superior).
Redes Sociais