Emblema BABV
Descrição Heráldica
Escudo português com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado em prata (branco), Símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a inscrição ‘‘BABV’’ em prata (branco), correspondente ao nome da Organização Militar.
Campo também em blau (azul ultramar), em referência ao céu brasileiro, meio pelo qual se estende o conceito de aeronáutica. No contra chefe, projetando-se à sinistra, encontra-se o sol em prata (branco), do qual partem raios da mesma cor, simbolizando a vista aérea da cidade de Boa Vista, bem como a paz como consequência da soberania do espaço aéreo brasileiro.
No abismo e estendendo-se à destra, apresenta-se um contorno estilizado em blau (azul cerúleo) do mapa do Estado de Roraima, localidade onde situa-se esta unidade. Iniciando-se na parte inferior do abismo e sobrepondo o mapa do Estado, encontra-se um vetor em cinza representando a trajetória em progresso de um avião, por sua vez simbolizado por uma seta, que se finda no cantão sinistro do chefe.
Acompanhando a trajetória, há duas linhas paralelas de cor sinopla (verde) e jalne (amarelo) que caracterizam a formação de cores dispostas na bandeira do município de Boa Vista, capital de Roraima.
Localizado acima do vetor, no coração e no canto destro do escudo, em prata (branco), apresenta-se parte da Constelação Cão Maior, a qual o Estado de Roraima se insere na disposição da bandeira do Brasil. Nessa constelação, a estrela Wezen, de segunda grandeza, representa o Estado, sobreposta na localização de sua Capital, sede da Base Aérea de Boa Vista.
No contra chefe, em goles (vermelho), a linha do equador é disposta na forma de ameia sobre o mapa do Estado, representando a defesa aérea e o fato da Base Aérea de Boa Vista, dentre as demais, ser a mais setentrional do Brasil.
Redes Sociais