Emblema BABE
Descrição Heráldica
Escudo português com o chefe em blau (azul ultramar), lembrando o espaço cósmico, carregando à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira, e à sinistra a sigla da Organização "BABE" em prata (branco), cuja origem se deu a partir da criação do Conselho Administrativo do Núcleo do 7º Regimento de Aviação, no dia 10 de setembro de 1936, através do Boletim Externo nº 213, de 17 de setembro do mesmo ano, passando à atual denominação em 21 de agosto de 1944.
Campo em blau (azul cerúleo), lembrando o céu, local da atuação das aeronaves - esmalte que simboliza retidão no dever, justiça, dignidade e amor à pátria, caracterizando assim os propósitos da Organização e de seus componentes.
No coração aparece um escudete circular, com o centro em blau (azul ultramar), e onde se destaca uma paisagem em prata (branco), representando os caudalosos rios da Amazônia, além do pôr do sol, lembrando o clima da região, e as florestas virgens com suas castanheiras cujo fruto é a castanha do Pará, que simboliza este Estado. Circunda o escudete uma faixa em prata (branco), onde se inserem as legendas "BASE AÉREA DE BELÉM" e "10 DE SETEMBRO DE 1936", em sable (preto).
Todo o conjunto simboliza a perseverança e a sã consciência no exercício das missões, evidenciadas também pelo auxílio aos habitantes da região que recebem o apoio da Unidade, a qual nutre suas esperanças.
Contorna o escudo um filete em jalne (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização: Oficial Superior.
Redes Sociais