Com a recente publicação da Portaria EMAER nº 30/1SC, de 17 de outubro de 2022, foi alterado o Distintivo de Curso do CESLOG, o principal e mais complexo curso na área logística ofertado pelo Instituto de Logística da Aeronáutica. Este processo foi concebido e coordenado pela Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do ILA, e contou com o apoio da equipe técnica do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
A atualização do Distintivo do CESLOG teve como objetivo corrigir deformações em seus elementos constitutivos, além de trazer novos elementos à sua heráldica, os quais reproduzem com maior detalhamento o propósito visado pelo curso.
Conforme registrado no Anexo à Portaria citada em epígrafe, o novo Distintivo aprovado possui a seguinte descrição heráldica:
“Distintivo de Curso do tipo Brevê metálico, em Prata (branco), composto ao centro por uma representação do globo terrestre sendo circundada por três aeronaves, inseridos na representação de uma roda dentada, representando tanto a logística de aviação em consonância com o cenário internacional e a globalização, quanto a engenhosidade requerida às soluções logísticas neste ambiente dinâmico.
Ao fundo, uma coruja estilizada e alada de forma frontal, animal associado à união entre serenidade e a sabedoria. A coruja segura firmemente a roda dentada com suas garras, mantendo suas asas abertas em posição de voo, representando a postura determinada e de pronta resposta esperada do especialista em logística.
Ladeando a roda dentada e a parte central da coruja, apresenta-se uma coroa com folhas de louro que representa a distinção, característica inerente ao perfil do especialista em logística, e a vitória, propósito fim da Força Armada.”
Em breve, os novos Distintivos de Curso metálicos serão disponibilizados pelo ILA para distribuição não só às turmas futuras, mas a todos os militares já formados no CESLOG. Os ex-alunos concludentes do curso que tiverem interesse em receber o novo Distintivo, poderão encaminhar mensagem ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dados:
- Assunto: “PEDIDO DE NOVO DISTINTIVO DO CESLOG”
- Endereço de Residência:
- Ano de Formação no CESLOG:
- Número de celular com aplicativos de troca de mensagens instantâneas:
Após o recebimento da mensagem, os representantes do ILA oportunamente entrarão em contato com o interessado, a fim de viabilizar a entrega do material.
No dia 26 de outubro, foi realizada no Auditório do ILA uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama pelo Ten Med Pedro Gabriel Dotto, médico do HFASP. O evento contou com a participação do efetivo feminino do ILA, BASP, SEREP-SP e GSD-SP.
A importância de campanhas de conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama decorre da relevância social da enfermidade, que tem alta mortalidade, mas, felizmente, apresenta tratamento moderno e eficaz. A campanha de conscientização Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, com a proposta de trazer o assunto à tona e permitir diagnóstico precoce e redução de mortes pela doença.
Depois do câncer de pele não-melanoma, este éo tipo de neoplasia que mais mata mulheres no mundo. Estatisticamente, 1 em cada 8 mulheres desenvolve câncer de mama ao longo da vida. No Brasil, as maiores taxas de incidência se encontram nas regiões Sudeste e Sul, locais em que a incidência se eleva especialmente após os 40 anos.
Para o rastreamento, o exame mais utilizado é a mamografia. É um exame seguro e rápido, com uma acurácia de até 90% para o diagnóstico do câncer de mama. Se realizado precocemente, cerca de 95% dos casos atingem critérios de cura oncológica.
Durante a palestra, as mulheres puderam compartilhar suas dúvidas e obter informações pertinentes ao assunto. Em seguida, houve o momento especial “Spa das mãos – Mary Kay”. Ao final, as participantes foram presenteadas com granolas energéticas, uma referência à importância da alimentação saudável na prevenção do câncer de mama.
A 1ª edição do Curso de Familiarização ao AMMS (CFAMMS) encerrou-se no dia 16 de setembro de 2022. O curso, com duração de duas semanas, ocorreu na Base Aérea de Anápolis (BAAN) para uma turma composta por 20 militares, entre oficiais e graduados, marcando a participação do Instituto de Logística da Aeronáutica na fase de implantação do Projeto F-39.
O objetivo do CFAMMS é a capacitação de militares quanto ao modo de operação do software AMMS (Aircraft Maintenance Management System), uma nova ferramenta de gerenciamento de frota adquirida com o Projeto F-39, bem como a sua familiarização com o gerenciamento por processos, especialmente quanto aos processos mapeados no BPC (Business Process Catalog) e ferramenta Bizagi.
O Grupo de Trabalho para estruturação do curso ocorreu no ILA entre os dias 14 e 18 de fevereiro, quando militares da DIRMAB, ILA e CCA-RJ definiram o escopo do curso, que abrange gerenciamento de procedimentos de operações aéreas, de manutenção e de suprimento no AMMS.
No encerramento do curso, o Comandante do GLOG AN, Ten Cel Av Thiago Ferreira de Souza, parabenizou os alunos pela conclusão do curso, e destacou a importância da correta utilização do sistema para garantia da aeronavegabilidade continuada.
“Foi uma grande experiência aprender a manusear esta ferramenta logística do F-39 Gripen, que será implantada na FAB trazendo um novo conceito de gestão de planejamento e controle das atividades de manutenção e suprimento das aeronaves F-39. Sem dúvida, foi um curso de alto nível, ministrado através do ensino do corpo docente, e dos trabalhos realizados e aplicados nas atividades práticas do programa BCP e AMMS pelo corpo discente”, afirmou o 1S BMA Eliuson Pereira da Silva, aluno do curso.
No último dia 15 de setembro, em cerimônia realizada em Brasília/DF, foi assinado o contrato para aquisição de 27 aeronaves H-125 junto à Airbus Helicopters, dos quais 12 serão para a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), e 15 serão entregues à Marinha do Brasil (MB). Esta aquisição representa um relevante marco para a formação das tripulações de Asas Rotativas da FAB e da MB, e o ILA teve uma importante participação neste processo.
Durante a semana de 23 a 27 de maio de 2022, estiveram reunidos no Salão Nobre do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) os integrantes do Grupo de Trabalho ativado pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), por intermédio da Portaria nº 49/PLPG, para tratar sobre uma proposta de Lista de Aprovisionamento Inicial (LAI) para suporte à operação do projeto TH-X por um período de 5 anos. Representantes de DIRMAB, PAMASP, ILA e Airbus Helicopters estiveram presentes no Instituto.
Alcançar alta disponibilidade para a frota de aeronaves com baixo custo de ciclo de vida é um desafio recorrente da logística. A disponibilidade pode ser melhorada pela alocação cuidadosa de recursos: no entanto, a aquisição de peças de reposição requer investimentos consideráveis. Assim, deve-se buscar um equilíbrio entre a disponibilidade da aeronave e o custo das peças sobressalentes. A quantidade certa de estoque deve ser adquirida e armazenada para atingir os níveis ideais de manutenção.
Em processos de incorporação de novos sistemas de armas ao acervo da Força Aérea, a LAI é elaborada para fornecer peças sobressalentes para suportar sua entrada em operação, por determinado período inicial. Esse estoque adicional se faz necessário até que exista um histórico consolidado de requisições a partir do qual possam ser feitas previsões relativamente precisas de demandas futuras. No final do período de aprovisionamento inicial, o processo regular de recompletamento de estoque se inicia.
Para determinar a quantidade inicial de peças sobressalentes necessárias, a equipe de elaboração da LAI baseia-se em informações como estimativas de fornecedores, avaliações de engenharia e, se disponível, experiência anterior com aeronaves semelhantes. A partir desses dados, traduzidos em valores para as taxas de falha ou desgaste, tempos de aquisição, reparo e transporte, horas de voo, ciclos de manutenção, quantidades de sistemas em operação e localidades envolvidas, entre outros, são desenvolvidos modelos logísticos para atender aos requisitos desejados pelo operador.
Os principais objetivos do processo de aprovisionamento inicial são: sustentar as operações programadas, garantindo a oportuna disponibilidade de estoques de reposição para as organizações operacionais e para as atividades de manutenção e fornecimento de materiais; e fornecer esse suporte logístico ao menor custo possível.
A falta de peças sobressalentes pode facilmente deixar a aeronave sem condições de voo, independentemente dos recursos de manutenção. O provisionamento insuficiente de itens críticos pode resultar em tempo de inatividade vital do sistema e baixa disponibilidade da aeronave.
Nesse sentido, a curva de custo versus disponibilidade mostra como o custo muda com a disponibilidade da aeronave. A curva representa o menor custo para atingir determinada disponibilidade. Soluções abaixo do ideal podem ocorrer devido à má seleção de peças de reposição. Esta visibilidade pode ser facilmente verificada com o uso de softwares como o OPUS10, ferramenta utilizada pelo ILA nos frequentes estudos de LAI em que tem sido envolvido, a exemplo dos Projetos KC-390 e F-39, como também é o caso do Projeto TH-X em pauta. Tal aplicativo também tem sido utilizado em determinados treinamentos coordenados pelo ILA, a exemplo do Curso de Especialização em Logística (CESLOG), de modo a difundir este relevante conhecimento e formar gestores de material aeronáutico com as mais modernas ferramentas de análise logística, ampliando seu senso crítico e capacidade de assessoramento.
As atividades de consultoria logística conduzidas pela Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do ILA – reguladas pela ICA 400-59 – permitem o tratamento de problemas deste gênero, e tem resultado em economias expressivas de recursos para o COMAER, habilitando a entrega de soluções mais eficientes e a menores custos. Neste sentido, o uso de ferramentas de apoio como o OPUS10 expande a possibilidade de análise de tais situações, graças a sua notável capacidade computacional, com flexibilidade de modelagem e ampla visibilidade de resultados para cenários alternativos. Diversos milhões de reais já puderam ser economizados ou mais bem investidos, a partir das análises conduzidas em estudos similares, nos últimos anos.
De acordo com o Cap Eng Daniel Cherobini, Chefe da Subdivisão de Consultoria Logística do ILA e membro do GT para análise da LAI do Projeto TH-X, “pelas experiências anteriores, estima-se que o investimento necessário para a aquisição da LAI de um novo projeto corresponda a algo entre 2 e 5% do custo de aquisição dos sistemas de armas, portanto trata-se de um expressivo montante de recursos que requer a máxima atenção dos gestores, visando o melhor investimento possível”.
No dia 07 de outubro de 2022 foi finalizado, no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), o treinamento nos aplicativos da OPUS Suite, desenvolvidos pela empresa sueca Systecon Group. Tal instrução integra um dos módulos do contrato de quatro anos firmado no início de 2021 entre a companhia sueca e a Força Aérea Brasileira (FAB).
O Diretor do Instituto, Cel Av Gabriel Henriques de Oliveira Farias, participou da abertura do treinamento, e ressaltou a importância desse conhecimento no cenário atual, em que empresas e forças armadas de diversos países utilizam softwares específicos no gerenciamento do ciclo de vida de seus ativos. A abertura contou, também, com uma apresentação realizada pelo Gerente de Negócios da Systecon, Sr. Frans Mikael Löfgren, acerca das novidades em desenvolvimento pela empresa em termos de ferramentas para soluções logísticas.
O treinamento contratado apresentou quatro módulos em duas semanas. Na primeira semana, de 29 de agosto a 02 de setembro, ocorreram instruções de OPUS10 Advanced e CATLOC, enquanto na segunda semana, de 03 a 07 de outubro, ocorreram os treinamentos em SIMLOX Basic e Advanced. Este é o primeiro treinamento ministrado pela Systecon nas instalações do ILA em que são utilizadas as mais recentes atualizações nos softwares, com um novo modelo de inserção de dados (RDM – Refined Data Model).
O curso foi realizado de acordo com o previsto no contrato nº 03/CABE-ILA/2021. Ressalta-se que a adjudicação do referido contrato só foi possível devido ao apoio do COMGAP, CELOG, CABE, GAP-SP e COPAC, sendo esta última OM também responsável pelos recursos financeiros (Ação Orçamentária 14T0 – Projeto F-39) necessários para a execução contratual.
Os softwares da OPUS Suite estão em uso contínuo pela FAB desde 2010, viabilizando trabalhos de otimização, simulação e análise avançada para garantir tanto a prontidão quanto o atendimento à relação custo-benefício nos principais programas de aeronaves, como o F-39 Gripen e o KC-390 Millenium. Os principais operadores destas ferramentas na FAB são os membros da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do ILA, que as utilizam em atividades de consultoria em apoio ao Sistema de Material Aeronáutico e Bélico (SISMAB) da FAB, assim como na missão de capacitação de pessoal em logística, em atividades como o Curso de Especialização em Logística (CESLOG).
A capacitação contou com 13 alunos, membros de diferentes organizações militares (DIRMAB, PAMALS, PAMASP, PAMAGL, CELOG, ITA e ILA), os quais tiveram, também, a oportunidade de realizar um curso de nivelamento de OPUS10 entre os dias 22 e 26 de agosto, coordenado pela DPD do ILA e ministrado pelo Cap Eng Daniel Cherobini, com o objetivo de estarem mais bem preparados para o treinamento específico da Systecon.
“O conhecimento fornecido pelo curso acerca das ferramentas da nova Opus Suite RDM nos permitirá aplicá-las de maneira mais efetiva em soluções logísticas dentro do SISMAB, nos dando maiores subsídios para realizarmos o assessoramento às autoridades do sistema em suas decisões, otimizando o desempenho da frota de aeronaves da FAB e gerando uma maior economia de recursos para a Força”, destacou o 1° Ten Eng Filipe Batista Ribeiro Costa da DIRMAB, aluno do curso.
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