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No dia 07 de outubro de 2022 foi finalizado, no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), o treinamento nos aplicativos da OPUS Suite, desenvolvidos pela empresa sueca Systecon Group. Tal instrução integra um dos módulos do contrato de quatro anos firmado no início de 2021 entre a companhia sueca e a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Diretor do Instituto, Cel Av Gabriel Henriques de Oliveira Farias, participou da abertura do treinamento, e ressaltou a importância desse conhecimento no cenário atual, em que empresas e forças armadas de diversos países utilizam softwares específicos no gerenciamento do ciclo de vida de seus ativos. A abertura contou, também, com uma apresentação realizada pelo Gerente de Negócios da Systecon, Sr. Frans Mikael Löfgren, acerca das novidades em desenvolvimento pela empresa em termos de ferramentas para soluções logísticas.

O treinamento contratado apresentou quatro módulos em duas semanas. Na primeira semana, de 29 de agosto a 02 de setembro, ocorreram instruções de OPUS10 Advanced e CATLOC, enquanto na segunda semana, de 03 a 07 de outubro, ocorreram os treinamentos em SIMLOX Basic Advanced. Este é o primeiro treinamento ministrado pela Systecon nas instalações do ILA em que são utilizadas as mais recentes atualizações nos softwares, com um novo modelo de inserção de dados (RDM – Refined Data Model).

O curso foi realizado de acordo com o previsto no contrato nº 03/CABE-ILA/2021. Ressalta-se que a adjudicação do referido contrato só foi possível devido ao apoio do COMGAP, CELOG, CABE, GAP-SP e COPAC, sendo esta última OM também responsável pelos recursos financeiros (Ação Orçamentária 14T0 – Projeto F-39) necessários para a execução contratual.

Os softwares da OPUS Suite estão em uso contínuo pela FAB desde 2010, viabilizando trabalhos de otimização, simulação e análise avançada para garantir tanto a prontidão quanto o atendimento à relação custo-benefício nos principais programas de aeronaves, como o F-39 Gripen e o KC-390 Millenium. Os principais operadores destas ferramentas na FAB são os membros da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do ILA, que as utilizam em atividades de consultoria em apoio ao Sistema de Material Aeronáutico e Bélico (SISMAB) da FAB, assim como na missão de capacitação de pessoal em logística, em atividades como o Curso de Especialização em Logística (CESLOG).

A capacitação contou com 13 alunos, membros de diferentes organizações militares (DIRMAB, PAMALS, PAMASP, PAMAGL, CELOG, ITA e ILA), os quais tiveram, também, a oportunidade de realizar um curso de nivelamento de OPUS10 entre os dias 22 e 26 de agosto, coordenado pela DPD do ILA e ministrado pelo Cap Eng Daniel Cherobini, com o objetivo de estarem mais bem preparados para o treinamento específico da Systecon.

“O conhecimento fornecido pelo curso acerca das ferramentas da nova Opus Suite RDM nos permitirá aplicá-las de maneira mais efetiva em soluções logísticas dentro do SISMAB, nos dando maiores subsídios para realizarmos o assessoramento às autoridades do sistema em suas decisões, otimizando o desempenho da frota de aeronaves da FAB e gerando uma maior economia de recursos para a Força”, destacou o 1° Ten Eng Filipe Batista Ribeiro Costa da DIRMAB, aluno do curso.

 

A 1ª edição do Curso de Familiarização ao AMMS (CFAMMS) encerrou-se no dia 16 de setembro de 2022. O curso, com duração de duas semanas, ocorreu na Base Aérea de Anápolis (BAAN) para uma turma composta por 20 militares, entre oficiais e graduados, marcando a participação do Instituto de Logística da Aeronáutica na fase de implantação do Projeto F-39.

O objetivo do CFAMMS é a capacitação de militares quanto ao modo de operação do software AMMS (Aircraft Maintenance Management System), uma nova ferramenta de gerenciamento de frota adquirida com o Projeto F-39, bem como a sua familiarização com o gerenciamento por processos, especialmente quanto aos processos mapeados no BPC (Business Process Catalog) e ferramenta Bizagi.

O Grupo de Trabalho para estruturação do curso ocorreu no ILA entre os dias 14 e 18 de fevereiro, quando militares da DIRMAB, ILA e CCA-RJ definiram o escopo do curso, que abrange gerenciamento de procedimentos de operações aéreas, de manutenção e de suprimento no AMMS.

No encerramento do curso, o Comandante do GLOG AN, Ten Cel Av Thiago Ferreira de Souza, parabenizou os alunos pela conclusão do curso, e destacou a importância da correta utilização do sistema para garantia da aeronavegabilidade continuada.

“Foi uma grande experiência aprender a manusear esta ferramenta logística do F-39 Gripen, que será implantada na FAB trazendo um novo conceito de gestão de planejamento e controle das atividades de manutenção e suprimento das aeronaves F-39. Sem dúvida, foi um curso de alto nível, ministrado através do ensino do corpo docente, e dos trabalhos realizados e aplicados nas atividades práticas do programa BCP e AMMS pelo corpo discente”, afirmou o 1S BMA Eliuson Pereira da Silva, aluno do curso.

No último dia 15 de setembro, em cerimônia realizada em Brasília/DF, foi assinado o contrato para aquisição de 27 aeronaves H-125 junto à Airbus Helicopters, dos quais 12 serão para a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), e 15 serão entregues à Marinha do Brasil (MB). Esta aquisição representa um relevante marco para a formação das tripulações de Asas Rotativas da FAB e da MB, e o ILA teve uma importante participação neste processo.

Durante a semana de 23 a 27 de maio de 2022, estiveram reunidos no Salão Nobre do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) os integrantes do Grupo de Trabalho ativado pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), por intermédio da Portaria nº 49/PLPG, para tratar sobre uma proposta de Lista de Aprovisionamento Inicial (LAI) para suporte à operação do projeto TH-X por um período de 5 anos. Representantes de DIRMAB, PAMASP, ILA e Airbus Helicopters estiveram presentes no Instituto.

Alcançar alta disponibilidade para a frota de aeronaves com baixo custo de ciclo de vida é um desafio recorrente da logística. A disponibilidade pode ser melhorada pela alocação cuidadosa de recursos: no entanto, a aquisição de peças de reposição requer investimentos consideráveis. Assim, deve-se buscar um equilíbrio entre a disponibilidade da aeronave e o custo das peças sobressalentes. A quantidade certa de estoque deve ser adquirida e armazenada para atingir os níveis ideais de manutenção.

Em processos de incorporação de novos sistemas de armas ao acervo da Força Aérea, a LAI é elaborada para fornecer peças sobressalentes para suportar sua entrada em operação, por determinado período inicial. Esse estoque adicional se faz necessário até que exista um histórico consolidado de requisições a partir do qual possam ser feitas previsões relativamente precisas de demandas futuras. No final do período de aprovisionamento inicial, o processo regular de recompletamento de estoque se inicia.

Para determinar a quantidade inicial de peças sobressalentes necessárias, a equipe de elaboração da LAI baseia-se em informações como estimativas de fornecedores, avaliações de engenharia e, se disponível, experiência anterior com aeronaves semelhantes. A partir desses dados, traduzidos em valores para as taxas de falha ou desgaste, tempos de aquisição, reparo e transporte, horas de voo, ciclos de manutenção, quantidades de sistemas em operação e localidades envolvidas, entre outros, são desenvolvidos modelos logísticos para atender aos requisitos desejados pelo operador.

Os principais objetivos do processo de aprovisionamento inicial são: sustentar as operações programadas, garantindo a oportuna disponibilidade de estoques de reposição para as organizações operacionais e para as atividades de manutenção e fornecimento de materiais; e fornecer esse suporte logístico ao menor custo possível.

A falta de peças sobressalentes pode facilmente deixar a aeronave sem condições de voo, independentemente dos recursos de manutenção. O provisionamento insuficiente de itens críticos pode resultar em tempo de inatividade vital do sistema e baixa disponibilidade da aeronave.

Nesse sentido, a curva de custo versus disponibilidade mostra como o custo muda com a disponibilidade da aeronave. A curva representa o menor custo para atingir determinada disponibilidade. Soluções abaixo do ideal podem ocorrer devido à má seleção de peças de reposição. Esta visibilidade pode ser facilmente verificada com o uso de softwares como o OPUS10, ferramenta utilizada pelo ILA nos frequentes estudos de LAI em que tem sido envolvido, a exemplo dos Projetos KC-390 e F-39, como também é o caso do Projeto TH-X em pauta. Tal aplicativo também tem sido utilizado em determinados treinamentos coordenados pelo ILA, a exemplo do Curso de Especialização em Logística (CESLOG), de modo a difundir este relevante conhecimento e formar gestores de material aeronáutico com as mais modernas ferramentas de análise logística, ampliando seu senso crítico e capacidade de assessoramento.

 

 

As atividades de consultoria logística conduzidas pela Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do ILA – reguladas pela ICA 400-59 – permitem o tratamento de problemas deste gênero, e tem resultado em economias expressivas de recursos para o COMAER, habilitando a entrega de soluções mais eficientes e a menores custos. Neste sentido, o uso de ferramentas de apoio como o OPUS10 expande a possibilidade de análise de tais situações, graças a sua notável capacidade computacional, com flexibilidade de modelagem e ampla visibilidade de resultados para cenários alternativos. Diversos milhões de reais já puderam ser economizados ou mais bem investidos, a partir das análises conduzidas em estudos similares, nos últimos anos.

De acordo com o Cap Eng Daniel Cherobini, Chefe da Subdivisão de Consultoria Logística do ILA e membro do GT para análise da LAI do Projeto TH-X, “pelas experiências anteriores, estima-se que o investimento necessário para a aquisição da LAI de um novo projeto corresponda a algo entre 2 e 5% do custo de aquisição dos sistemas de armas, portanto trata-se de um expressivo montante de recursos que requer a máxima atenção dos gestores, visando o melhor investimento possível”.

 

 

O Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) realizou, nesta quarta-feira (29), a Cerimônia Militar em comemoração ao seu 34º aniversário de criação.

A solenidade, presidida pelo Sr. Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, foi realizada no pátio de formaturas do ILA e contou com a presença do Sr. Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, Maj Brig Ar Rodrigo Fernandes Santos, do Sr. Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Maj Brig Ar Alan Elvis de Lima, de ex-Diretores do ILA, além de autoridades militares da área de São Paulo.

 

Ao longo de seus 34 anos, o ILA já atingiu a expressiva marca de mais de 71.000 alunos capacitados nas mais diversas atividades logísticas, como por exemplo as áreas de Material Aeronáutico e Bélico, Infraestrutura Aeronáutica, Contraincêndio, Tecnologia da Informação, Transporte de Superfície, Despacho Aduaneiro e Catalogação e Obtenção. Atualmente, o Instituto oferece um portfólio de 138 cursos e estágios realizados em parceria com Organizações Militares de todo o País.

O Diretor do ILA, Cel Av Gabriel Henriques de Oliveira Farias, parabenizou o efetivo por dedicar parte de suas vidas na solidificação do Instituto e ressaltou: “O ILA, como Instituição de referência da FAB na área de Educação, particularmente no Ensino a Distância, está ampliando, sob a orientação do COMGAP, a conversão de vários cursos presenciais para as modalidades semipresencial e EAD”.

A cerimônia foi marcada pela entrega do Diploma de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira ao Sr. Luciano Bortolini Nunes. Em seguida, ocorreu a entrega dos certificados de Menção Destaque Logístico, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao COMGAP, e das Medalhas de Tempo de Serviço (Ouro, Prata e Bronze) a militares do efetivo do Instituto, pelos bons serviços prestados à FAB.

“Neste dia, parabenizo os militares do ILA pela excelência apresentada no desenvolvimento de todas atividades de ensino e pesquisa relacionadas à área de apoio logístico. Tenham orgulho do Instituto e saibam que o trabalho de vocês é bastante relevante para a FAB”, destacou o Maj Brig Ar Rodrigo Fernandes Santos, Diretor de Material Aeronáutico e Bélico.

Matéria: DCS -  1° Ten Anelise / ILA.

Fotos: ECAE - S1 Battaglia / ILA.

 
No dia 29 de Setembro, ocorreu a cerimônia de encerramento do 25º Curso de Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação (CNEG), no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), em Guarulhos-SP.
 
    A solenidade foi presidida pelo Cel Int Diógenes Lima Neto, oficial pertencente ao efetivo do EMAER e Instrutor do Curso, acompanhado pelo Diretor do ILA, Cel Av Gabriel Henriques de Oliveira Farias, e do Chefe da Divisão de Ensino do Instituto, Ten Cel Av Abel de Castro Laudares.
 
    O CNEG 2022, realizado pela primeira vez na modalidade semipresencial e com duração de 3 semanas, teve sua Aula Inaugural proferida pelo Sr. Brig Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, Presidente da COPAC. A primeira semana de curso consistiu de instruções no formato de videoconferência, e as duas últimas semanas foram de aulas presenciais no ILA, quando os 16 alunos (10 da Força Aérea Brasileira e 6 do Exército Brasileiro) puderam absorver importantes conceitos de diversas disciplinas, como por exemplo, Práticas Cambiais, Aquisições no Exterior e Contratos Administrativos. Os discentes também tiveram a oportunidade de aprender conceitos e realizar práticas de Negociação, por meio de trabalhos de grupo.
 
 
O CNEG, realizado pelo ILA desde 1995, possibilita que os oficiais concludentes desenvolvam competências específicas para o exercício de funções em organizações do Comando da Aeronáutica no exterior. O curso também está voltado aos oficiais que trabalham em organizações militares sediadas em solo nacional e que participam, rotineiramente, de contratações internacionais ou realizadas no exterior, da gestão desses contratos, da proposição de contratos de financiamento em bancos estrangeiros e de atividades alfandegárias.
 
    De acordo com o Diretor do ILA, Cel Av Gabriel, o CNEG, em 2022, com o apoio do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e de outros Órgãos de Direção Setorial do COMAER, passou por importantes atualizações, de forma a se adequar à nova legislação federal que estabelece normas gerais de licitação e contratação, cujo novo marco legal, a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, entrará em vigor em 2023 e revogará integralmente a legislação atual (Lei nº 8.666/1993).
 
 
 “O CNEG proporcionou experiências e instruções de alto nível, durante essas três semanas, por meio de metodologias, conceitos e modernas práticas de negociação. Ademais, permitiu a valiosa troca de experiência com companheiros do Exército Brasileiro e com instrutores de diversas Unidades da FAB, que incrementaram, sobremaneira, o aprendizado do curso”, ressaltou o Cap Av Alexandre Correa de Freitas, aluno do CNEG.
   Maiores informações sobre o curso, como por exemplo, os requisitos e prazos para se candidatar à matrícula, o seu cronograma e o conteúdo curricular, estão disponíveis na TCA 37-11 - Cursos da Área do COMGAP.
 
No dia 11 de julho de 2022, dando início ao Programa de Educação Financeira (PEF) das Organizações da Aeronáutica sediadas em Guarulhos-SP, foi realizada palestra para uma audiência composta por cerca de 220 militares do ILA, BASP e GSD-SP.
 
A apresentação, realizada no Auditório do ILA, foi conduzida pelo SO BMT Rodrigo, analista CNPI-P credenciado pela CVM, e pelo 2S BCT Amancio, Assessor de Investimentos credenciado na CVM, ambos pertencentes ao efetivo do DTCEA -MT.
 
 
 
Foram dadas instruções sobre como poupar e sair de dívidas, como começar a investir, economia básica, tipos de investimentos e como construir um patrimônio e formar renda passiva.
 
“A palestra foi muito importante para todos os militares presentes, uma vez que a maioria dos brasileiros não sabe poupar e investir. Ainda mais sendo que o público era em sua maioria soldados, recém ingressados na FAB, e precisam de um auxílio quanto ao uso racional e planejado do dinheiro”, ressaltou o Soldado de Primeira Classe, pertencente ao efetivo do ILA, Paulo Vinícios Feitosa de Alencar.
 
 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) realizou uma visita técnica a GRU Airport no dia 25 de Maio de 2022, para conhecer suas instalações e os procedimentos adotados na prevenção de acidentes.

O cronograma incluiu a apresentação das atividades e ações de Saúde e Segurança do Trabalho, Brigada de Incêndio e da CIPA da GRU Airport, além de uma visita no Pátio de Aeronaves, Seção Contra Incêndio – SCI e no TECA.

A visita permitiu o estreitamento de laços entre as comissões, e os envolvidos tiveram a oportunidade de trocar experiências, e conhecimentos na área de segurança do trabalho.

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