Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA
Início do conteúdo da página
 
No dia 11 de julho de 2022, dando início ao Programa de Educação Financeira (PEF) das Organizações da Aeronáutica sediadas em Guarulhos-SP, foi realizada palestra para uma audiência composta por cerca de 220 militares do ILA, BASP e GSD-SP.
 
A apresentação, realizada no Auditório do ILA, foi conduzida pelo SO BMT Rodrigo, analista CNPI-P credenciado pela CVM, e pelo 2S BCT Amancio, Assessor de Investimentos credenciado na CVM, ambos pertencentes ao efetivo do DTCEA -MT.
 
 
 
Foram dadas instruções sobre como poupar e sair de dívidas, como começar a investir, economia básica, tipos de investimentos e como construir um patrimônio e formar renda passiva.
 
“A palestra foi muito importante para todos os militares presentes, uma vez que a maioria dos brasileiros não sabe poupar e investir. Ainda mais sendo que o público era em sua maioria soldados, recém ingressados na FAB, e precisam de um auxílio quanto ao uso racional e planejado do dinheiro”, ressaltou o Soldado de Primeira Classe, pertencente ao efetivo do ILA, Paulo Vinícios Feitosa de Alencar.
 
 

O Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) realizou, nesta quarta-feira (29), a Cerimônia Militar em comemoração ao seu 34º aniversário de criação.

A solenidade, presidida pelo Sr. Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, foi realizada no pátio de formaturas do ILA e contou com a presença do Sr. Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, Maj Brig Ar Rodrigo Fernandes Santos, do Sr. Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Maj Brig Ar Alan Elvis de Lima, de ex-Diretores do ILA, além de autoridades militares da área de São Paulo.

 

Ao longo de seus 34 anos, o ILA já atingiu a expressiva marca de mais de 71.000 alunos capacitados nas mais diversas atividades logísticas, como por exemplo as áreas de Material Aeronáutico e Bélico, Infraestrutura Aeronáutica, Contraincêndio, Tecnologia da Informação, Transporte de Superfície, Despacho Aduaneiro e Catalogação e Obtenção. Atualmente, o Instituto oferece um portfólio de 138 cursos e estágios realizados em parceria com Organizações Militares de todo o País.

O Diretor do ILA, Cel Av Gabriel Henriques de Oliveira Farias, parabenizou o efetivo por dedicar parte de suas vidas na solidificação do Instituto e ressaltou: “O ILA, como Instituição de referência da FAB na área de Educação, particularmente no Ensino a Distância, está ampliando, sob a orientação do COMGAP, a conversão de vários cursos presenciais para as modalidades semipresencial e EAD”.

A cerimônia foi marcada pela entrega do Diploma de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira ao Sr. Luciano Bortolini Nunes. Em seguida, ocorreu a entrega dos certificados de Menção Destaque Logístico, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao COMGAP, e das Medalhas de Tempo de Serviço (Ouro, Prata e Bronze) a militares do efetivo do Instituto, pelos bons serviços prestados à FAB.

“Neste dia, parabenizo os militares do ILA pela excelência apresentada no desenvolvimento de todas atividades de ensino e pesquisa relacionadas à área de apoio logístico. Tenham orgulho do Instituto e saibam que o trabalho de vocês é bastante relevante para a FAB”, destacou o Maj Brig Ar Rodrigo Fernandes Santos, Diretor de Material Aeronáutico e Bélico.

Matéria: DCS -  1° Ten Anelise / ILA.

Fotos: ECAE - S1 Battaglia / ILA.

Em 13 de abril, realizou-se, no Auditório do Instituto de Logística da Aeronáutica, uma palestra com todo o efetivo, marcando o início do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) em 2022, quando foi abordado o tema “Profissionalismo e Honra” pela 1° Tenente Manuela Pereira De Sousa, do efetivo do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de São Paulo (SEREP-SP).

De forma clara e objetiva, a Ten Manuela ministrou a palestra ao efetivo do Instituto, e reforçou que o profissionalismo é o conjunto de características que compõe um profissional, formado por suas competências, responsabilidades e postura ética, no que rege o seu campo de trabalho.

 

A Ten Manuela também salientou alguns caminhos para que cada indivíduo se aperfeiçoe profissionalmente, como melhorar suas competências, ser consciente, promover o respeito mútuo, desenvolver sua inteligência emocional e aumentar sua confiança.

O PFV visa, principalmente, manter e enaltecer a imagem da Instituição, formando e preservando os valores que lhe são intrínsecos. É de grande importância para a renovação dos valores éticos e morais de qualquer Organização Militar, pois busca incentivar, rememorar e renovar os preceitos que norteiam a conduta esperada de todos os seus integrantes. O Programa, orientado pelo MCA 909-1, promove, mensalmente, ações e reflexões sobre valores organizacionais e individuais.

 

 

 

No dia 08 de março de 2022, Dia Internacional da Mulher, o Instituto de Logística da Aeronáutica promoveu uma manhã em homenagem às mulheres que se dedicam no cumprimento da missão do ILA.

Na ocasião, o Diretor do Instituto, Cel Av Gabriel, deu as boas-vindas às presentes e ressaltou a importância das mulheres na sociedade. As homenageadas participaram de uma palestra sobre o tema “Autoconfiança Feminina”, ministrada pela Sra. Ana Claudia Ferreira. Em seguida, foram recebidas com um café da manhã especial.

É importante mostrar para as mulheres que o verdadeiro caminho para a autoconfiança feminina está dentro de cada uma delas, através do autoconhecimento”, enfatizou a palestrante Ana Cláudia Ferreira.

O evento contou com a participação de consultoras de produtos de beleza, assim como expositoras de artesanatos e de velas aromáticas. Ao término do evento, todas receberam uma lembrança para marcar a relevante data.

MULHER É SÍMBOLO DA TERNURA E DO AMOR. FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!”

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) realizou uma visita técnica a GRU Airport no dia 25 de Maio de 2022, para conhecer suas instalações e os procedimentos adotados na prevenção de acidentes.

O cronograma incluiu a apresentação das atividades e ações de Saúde e Segurança do Trabalho, Brigada de Incêndio e da CIPA da GRU Airport, além de uma visita no Pátio de Aeronaves, Seção Contra Incêndio – SCI e no TECA.

A visita permitiu o estreitamento de laços entre as comissões, e os envolvidos tiveram a oportunidade de trocar experiências, e conhecimentos na área de segurança do trabalho.

 

Em reconhecimento pela excelência dos cursos ministrados pelo Instituto de Logística da Aeronáutica e pelo apoio prestado pela organização aos alunos integrantes do Exército, três militares do ILA foram agraciados com a Medalha Exército Brasileiro. A honraria foi entregue no dia 19 de abril de 2022, em cerimônia comemorativa ao Dia do Exército, realizada no Quartel-General Integrado, na cidade de São Paulo/SP.

A formatura foi presidida pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica.

Na ocasião, receberam a medalha o Diretor do ILA, Coronel Aviador Gabriel Henriques de Oliveira Farias, o Chefe da Divisão de Ensino, Tenente-Coronel Aviador Abel de Castro Laudares, e o Suboficial SAD Reinaldo de Souza, Encarregado da Secretaria da Direção e que serve há 28 anos no Instituto.

Receber tal distinção do Exército Brasileiro, instituição que completou 374 anos neste ano e que é reconhecida nacional e internacionalmente pela capacidade e profissionalismo de seus membros, é motivo de muito orgulho para o efetivo do Instituto de Logística da Aeronáutica, pois significa que contribuímos de forma relevante com a capacitação de nosso Exército”, destacou o Cel Gabriel.

 

 

 

Medalha Exército Brasileiro

 

A Medalha Exército Brasileiro destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

 

 

Na manhã do dia 07 de março de 2022 teve início, no Instituto de Logística da Aeronáutica, a fase presencial da 23ª edição do Curso de Especialização em Logística (CESLOG). A turma do CESLOG 2021/2022 é composta por 15 Oficiais do COMAER, selecionados conforme os requisitos estabelecidos na TCA 37-11/2022 – “Cursos da Área do COMGAP”.

O Diretor do Instituto, Cel Av Gabriel Henriques de Oliveira Farias, proferiu as palavras de boas-vindas aos alunos e destacou que “A cerimônia marca não só a abertura do CESLOG, mas também o início do nosso ano letivo; portanto, dediquem-se ao curso e aproveitem bastante a experiência dos instrutores e a estrutura que o ILA dispõe.”

Nesse ano, a aula inaugural foi ministrada pelo Sr. Brig Eng Fernando Marcus da Rocha Cerqueira, Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico. Em sua apresentação, o oficial general pontuou que o CESLOG tem grande importância ao possibilitar que oficiais, no início da carreira, tenham contato com vasto arcabouço teórico que pode ser aplicado na prática, como por exemplo, nas atividades desempenhadas pelos Parques de Material e pelos Grupos Logísticos. “Aproveitem essa grande oportunidade de entrar em contato com técnicas e ferramentas novas, buscando fazer a fusão da teoria e da prática em algo que tenha um retorno tangível para a Força”, disse o Brigadeiro Cerqueira.

O CESLOG, classificado como uma Pós-Graduação Lato Sensu, é um curso dividido em três fases. A primeira, realizada na modalidade de Educação a Distância, foi conduzida pela Universidade do Sul de Minas (UNIS), Instituição de Ensino Superior contratada pelo COMAER, e abordou conhecimentos e conceitos gerais de logística, aplicáveis numa ampla gama de organizações. Tais conhecimentos e conceitos servem de base para a segunda fase do curso, realizada na modalidade presencial, sob responsabilidade do ILA, na qual os conteúdos são aprofundados e direcionados para o segmento da logística aeroespacial. A última fase é voltada para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação conjunta do Instituto e da Universidade contratada.

O objetivo da especialização é capacitar o pessoal atuante nos sistemas logísticos do COMAER com visão gerencial e com as melhores técnicas de aprimoramento do processo decisório, preparando-os para realizar análises críticas dos sistemas logísticos, especialmente quanto às aplicações de emprego na gestão da cadeia de suprimentos, na manutenção aeronáutica e na gestão do ciclo de vida dos sistemas aeroespaciais. Maiores informações a respeito do Curso, como por exemplo, os requisitos para se candidatar à matrícula e o cronograma, encontram-se na TCA 37-11.

“A excelente aula ministrada pelo Sr. Brigadeiro Cerqueira nos apresentou inúmeros desafios a serem enfrentados nos próximos anos pelo Sistema de Material Aeronáutico e Bélico, no tocante à manutenção e ao pronto emprego dos itens aeronáuticos e bélicos. Espero, portanto, ter a oportunidade de utilizar os conhecimentos adquiridos neste curso para colaborar com maior efetividade para o desenvolvimento da logística da Força Aérea Brasileira", ressaltou o 1º Ten Eng Rafael Leonardo de Sena e Vasconcelos, do PAMA-GL.

Fim do conteúdo da página