Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA
Início do conteúdo da página

 

Acompanhe aqui a NOTA DE SERVIÇO referente ao 2º Seminário de Logística.

Baixe a NS 04/ILA/2021.

Fonte: TI - ILA.

Na última edição (Issue 6, vol. 38) do IJQRM (International Journal of Quality & Reliability Management) foi publicado o artigo "Benchmarking aircraft maintenance performances using data envelopment analysis", de coautoria do Capitão Engenheiro Daniel Cherobini, militar da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do ILA.

O artigo foi elaborado pelo militar durante o período final de realização do seu mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, no Air Force Institute of Technology (AFIT), o qual foi concluído em março de 2020. A atividade de pesquisa e disseminação de novos conhecimentos logísticos é uma das atividades regimentais atribuídas à DPD, conforme o RICA 21-50 e o Programa de Trabalho Anual (PTA) do ILA.

Nesta pesquisa, a Análise por Envoltória de Dados é utilizada para mensurar a eficiência da manutenção de um tipo de aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), considerando os dados de um período de 41 meses. A regressão TOBIT também é adotada como ferramenta complementar de análise para identificar fatores que afetam eficiências e ineficiências. Como resultado do estudo, foi possível encontrar indicativos de que um aumento do número de canibalizações tende a reduzir a eficiência da manutenção, e ainda que o número de aeronaves na linha de voo é o fator de maior impacto para a eficiência da performance da manutenção. Este artigo foi uma das primeiras pesquisas a mensurar como a prática de canibalização afeta a eficiência da manutenção.

"A publicação deste paper em um periódico de alta relevância acadêmica como o IJQRM constitui o reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida ao longo do mestrado no AFIT, e é motivo de orgulho pessoal poder representar nosso país com elevado mérito", destaca o Capitão Cherobini. O IJQRM possui classificação A1 no índice Qualis da CAPES para periódicos acadêmicos na área de Administração, o mais alto conceito disponível.

O artigo do Capitão Cherobini foi disponibilizado pelo militar e pode ser acessado na biblioteca do ILA, através de pesquisa pelo seguinte endereço eletrônico:

http://biblioteca.ila.intraer/ila/

 

A Bowling Green State University publicou, em seu sítio eletrônico, uma entrevista com o Dr. Hokey Min, um dos coautores do artigo, e que também é professor em tal universidade norte-americana. Ao longo da entrevista, são feitos comentários sobre a relevância do trabalho desenvolvido no artigo, produzido em colaboração com a equipe de pesquisadores do AFIT, da qual o Cap Cherobini fez parte. A reportagem completa pode ser acessada em:

https://www.bgsu.edu/news/2021/03/bgsu-professor-finds-changing-common-aircraft-maintenance-practice-could-save-lives.html

 

 

Aconteceu, no período de 10 a 21 de maio de 2021, a 2° fase do curso CECIE-2020, no GAP-SJ. O Curso Elementar de Contraincêndio em Edificações foi um dos 17 que sofreram alteração em seu calendário, por conta da pandemia do Covid-19, ainda no ano de 2020.
 
Cabe esclarecer que o ILA, em coordenação com o COMGAP, retomou a programação das modalidades presenciais, cumprindo os protocolos de segurança para mitigação da contaminação, a fim de manter a missão de capacitação dos profissionais que atuam em diversas áreas da logística da FAB, estabelecendo também uma central de monitoramento diário do Covid-19, alimentada pelos supervisores do ILA. 

 

O curso teve a sua cerimônia de encerramento presidida pelo 1° Ten Tales Sérgio, Chefe da Seção Contraincêndio do GAP-SJ, realizada no auditório do ICEA.
 
O ILA reforça mais uma vez sua gratidão pelo apoio prestado pela Organização Sede do Curso (OSED), destacando a relevante colaboração do coordenador local, o 3S SBO ALLAN Rodrigues Pinto da Silva, por ter possibilitado a realização do curso com êxito, sem intercorrências e fidedigno ao planejado pela equipe da Divisão de Ensino.

O processo de ambientação é fator determinante para adaptação a novos ambientes de trabalho, servindo como base para o relacionamento entre os indivíduos e a Organização, com vistas a promover o ajuste de comportamentos, atitudes e práticas no desenvolvimento das atribuições de seu cargo. Com base nessa premissa, o Instituto de Logística da Aeronáutica- ILA está promovendo o Curso de Ambientação à Logística do COMAER (CALC).

Totalmente desenvolvido na modalidade de Educação a Distância (EAD), sem tutoria, o curso foi elaborado objetivando uma Ambientação aos militares da Força Aérea Brasileira que forem designados a desempenhar função em determinada Organização Militar voltada ao apoio Logística da FAB.

Considerando a autonomia de cada estudante para o estabelecimento de sua própria rotina de estudo um aspecto intrínseco a essa modalidade, o curso poderá ser acessado a qualquer hora e em qualquer local em que o aluno tenha disponibilidade de acesso à internet. Diante do atual cenário tecnológico, tal acesso poderá ser feito por meio de smartphones e tablets – uma vez que a plataforma de Educação a Distância do ILA é responsiva, permitindo a adaptação do conteúdo a diferentes formatos e tamanhos de telas.

Curso de Ambientação aos Sistemas Logísticos

Com relação aos cursos específicos de cada Sistema Logístico (SISMAB, SISCONF, SISCAE, SISENG, SISPAT, SISCON, SISGA, STI e SISCAN), os mesmos serão cursos de capacitação técnico especializado, nos quais o campo de conteúdos abordará os assuntos principais afetos a cada sistema, como, por exemplo:

  • A Importância do Sistema em sua área de atuação;

  • Estrutura Sistêmica;

  • Órgão Central e elos sistêmicos; e

  • Principais Publicações e Normas Sistêmicas.

Com as competências adquiridas nessas ambientações, os militares designados ao exercício de funções em Organizações Militares da FAB, voltadas ao apoio logístico, estarão mais bem ambientados e preparados para o correto desempenho de seus cargos.

As primeiras turmas iniciarão em 01/03/2021 e 29/03/2021, para o CALC e para o Curso de Sistema específico, respectivamente.

Dessa forma, o COMGAP e o ILA, seguem desenvolvendo atividades que visam aumentar, desenvolver e aperfeiçoar, de forma contínua, seus recursos humanos, buscando, com isso, a garantia da excelência no sistema logístico da FAB.

 

Entre os dias 13 e 15 de julho, ocorreu no ILA a Visita de Assessoramento Técnico (VAT) da equipe do CENDOC, composta pelos bibliotecários 1° Ten Thiago e o 2° Ten Anderson. A VAT teve como objetivo a padronização das atividades pertinentes às Bibliotecas do COMAER. 

A visita foi acompanhada pelo 1° Ten Cossich e pelo Cb Ariel, militares da Biblioteca do ILA (PDBI). Nessa oportunidade, foram tratados assuntos como a centralização do contrato de manutenção do software de gerenciamento de bibliotecas, inserção da PDBI na Rede de Bibliotecas do Ministério da Defesa (REBIMD), orientação para política de aquisição de recursos digitais, além de assessoria na organização e disponibilização do acervo.

A Biblioteca do ILA possui atualmente 77 usuários cadastrados e um acervo com mais de 2000 títulos, entre livros, artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. No primeiro semestre de 2021, foram registrados 569 acessos no endereço eletrônico da Biblioteca para consulta ao acervo. Nesse mesmo período, a PDBI realizou empréstimos de 33 obras, sendo “Custo do Ciclo de Vida” o assunto mais procurado. Tal fato corrobora a missão da Biblioteca de apoiar as atividades de ensino e pesquisa na área logística.

O acervo da Biblioteca do ILA pode ser consultado no seguinte endereço eletrônico:

LINK BIBLIOTECA

A aeronave T-27M, FAB 1426 realizou, na manhã do dia (20) de abril de 2021, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), o primeiro voo de ensaio para teste e avaliação de melhorias no processo de modernização. O ensaio teve duração de 2 horas e 20 minutos, nas quais foram verificados o sistema de navegação, parâmetros básicos do motor, entre outros aspectos da aeronave. 

A modernização do T-27 Tucano tem como principais objetivos a inovação do painel de instrumentos da aeronave, adaptando às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos de Navegação de Área (RNAV) e Performance de Navegação Requerida (RNP) e às novas demandas de formação dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), além da redução das obsolescências logísticas existentes.

O Diretor Interino do PAMA-LS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, destaca a relevância do processo de modernização das aeronaves. “Além do avanço já alcançado com o primeiro protótipo FAB 1446, nosso segundo protótipo traz ainda mais melhorias para o sistema da aeronave. Tais modificações são soluções inovadoras que, pela primeira vez, estão sendo realizadas com participação ativa da FAB no processo. Este acontecimento significa um marco na história, que demonstra toda nossa capacidade técnica e produtiva”, afirma.

Fizeram parte da equipe de ensaios em voo o Piloto de Ensaio e Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann; o Tenente-Coronel Aviador Valter Faria Junior (DIRMAB); o Major Engenheiro Jardel Figueira da Silva (ILA) e o Tenente Engenheiro João Gabriel Henriques Leite (IPEV). A previsão atual é de modernizar cerca de 40 aeronaves e entregá-las para a Academia da Força Aérea (AFA).

O Maj Eng Jardel ressalta que participar do processo de modernização do T-27 é uma oportunidade de poder aplicar o conhecimento e experiência adquiridos ao longo da carreira. O Maj Eng Jardel é engenheiro de ensaios em voo, já atuou como assessor técnico de projeto no próprio PAMA-LS e atualmente é o Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do ILA. "A modernização do T-27 é um exemplo clássico de atividade de pesquisa e desenvolvimento desenvolvida no âmbito da logística. Além disso, a atividade também reforça a importância da contínua capacitação do efetivo em áreas estratégicas, permitindo a inovação e o incremento da operacionalidade dos projetos aeronáuticos suportados".

 

 

No dia 10 de março de 2021, realizou-se a cerimônia de encerramento do Curso de Inspetor de Manutenção Aeronáutica, no Auditório do ILA. Foram formados 27 alunos, sendo 25 militares da FAB e 2 da Marinha do Brasil.

O CIMA, realizado na modalidade semipresencial, tem por objetivo capacitar suboficiais e sargentos para a função de Inspetor de Manutenção Aeronáutica, último degrau na qualificação dos mantenedores de aeronaves na FAB. Dentre as disciplinas ministradas no curso, destacam-se: Fundamentos em manutenção de aeronave, Confiabilidade e gestão da qualidade em manutenção, Ensaios tecnológicos, Conhecimentos básicos de investigação de ocorrências aeronáuticas e Higiene e segurança do trabalho.

“Os inspetores são fundamentais para a Força Aérea Brasileira, pois atuam como peças-chave para a garantia da qualidade e segurança de voo durante o processo de manutenção aeronáutica”, reforçou o Ten Cel Laudares, Chefe da Divisão de Ensino do ILA."

São exigidos alguns pré-requisitos para realizar o curso, como: ser Suboficial ou 1º Sargento atuando há pelo menos 3 anos na área de manutenção aeronáutica do SISMA, na manutenção de aeronaves, seus sistemas e/ou componentes; ter realizado o Curso de Elevação de Nível de Mantenedor (CENM) há pelo menos 2 anos; e exercer ou estar designado para exercer a função de Inspetor de Manutenção Aeronáutica.


 “Acreditamos que durante o curso tivemos oportunidade de consolidar diversos elos do conhecimento da manutenção aeronáutica e nossa missão não teria êxito se não tivesse a presença de uma instituição de ensino tão forte quanto o ILA (Instituto de Logística da Aeronáutica)”, ressaltou o 1º Sgt SML Luiz Carlos de Souza Ramos Júnior, orador da turma CIMA 2021.

 

Fonte: Dcs - ILA.

Fim do conteúdo da página