Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA
Início do conteúdo da página

A Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI/DCTA) informa que a Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) divulgou o Edital SUPLEMENTAR do Exame Nacional de Acesso 2024 Ponto Focal ITA (Clique aqui para acessar o Edital).

Outras orientações podem ser encontradas no seguinte site. 

Para dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato com a STA/CGI (12) 3947-6605 / 2S SAD Camila Lopes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), 3S TAD Gisele (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e S2 Locali (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

No último dia 13/03, os alunos do Curso de Especialização em Logística (CESLOG) do ILA visitaram as instalações da EMBRAER, situada em São José dos Campos/SP.

A visita possibilitou aos alunos do curso a oportunidade de conhecerem in loco os conceitos apresentados durante o curso na disciplina “Logística no Desenvolvimento de Sistemas” e puderam verificar na prática como os conceitos são efetivamente aplicados em uma empresa aeronáutica de grande porte.

O momento foi oportuno para que os visitantes pudessem verificar o alto nível de organização e planejamento necessário para que a EMBRAER consiga manter o padrão de qualidade de seus produtos.

Na chegada, os alunos foram recepcionados pelo Sr. Mário Sérgio Takaes. Em um primeiro momento o senhor William Moreira apresentou as linhas de negócio da empresa. Em seguida, a senhora Julia Cepinho apresentou como é feita a gestão de obsolescência e os senhores Auro Chagas e Cel R1 José Araújo Costa apresentaram a gestão do ciclo de vida das aeronaves fabricadas pela empresa. Após as apresentações os alunos tiveram a oportunidade de visitar os hangares de produção de aeronaves. Os alunos ainda puderam visitar o “Customer Care Center”, uma subdivisão da EMBRAER que funciona em um regime ininterrupto de 24 horas por 7 dias na semana para atender prontamente todos os clientes da empresa.

Segundo o Ten Int Vinícius Jacobi QUATRIN, aluno do CESLOG, a turma teve uma oportunidade de “perceber a importância com que a EMBRAER trata os assuntos abordados no curso pela qualidade das apresentações feitas”. O 1º Tenente Quatrin acrescentou ainda que os alunos tiveram “a oportunidade de observar o estado da arte da gestão de materiais e serviços, visto o sistema robusto de suporte ao cliente”.

O CESLOG é um curso cujo objetivo é especializar profissionais atuantes na logística aeroespacial do COMAER, proporcionando-lhes visão gerencial atrelada às melhores práticas de gestão bem como preparar estes profissionais para realizar análises críticas e melhorias dos sistemas logísticos, especialmente quanto aos aspectos da gestão da cadeia de suprimentos, da manutenção aeronáutica e da gestão do ciclo de vida dos sistemas e materiais aeroespaciais.

ILA realiza formatura de Inspetores de Manutenção Aeronáutica

Foi realizado no Instituto de Logística da Aeronáutica, no dia 01 de dezembro de 2023, o encerramento da 3ª Edição do Curso de Inspetor de Manutenção Aeronáutica (CIMA), concluindo a formação no ano de 2023 de 180 novos Inspetores.

 

O curso ocorreu no ILA, tendo uma carga horária de 278 horas. Este ano o curso contou com o apoio do SO João Luiz Baltazar Alves da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) na coordenação geral.

Tendo ocorrido nas modalidades EAD e Presencial e contado com três edições ao longo do ano, O ILA alcançou em 2023 uma marca histórica no quantitativo de Inspetores formados em um único ano nesse modelo de execução do curso.

O encerramento da formatura aconteceu no auditório principal do ILA, onde compuseram a mesa de honra o Major Eng Daniel Cherobini (ILA), o SO BMA Cláudio Moutta (ILA) e o SO BEI João Luiz Baltazar Alves (DIRMAB). O orador da turma, SO BMA Anderson Medeiros da Silva (GLOG-SC), discursou onde dirigiu aos presentes palavras de incentivo e dedicação à nova função para o cumprimento da nobre missão de fazer voar.

O CIMA tem como finalidade capacitar profissionais para a função de inspetor de manutenção aeronáutica, visando ao crescente aumento da disponibilidade das aeronaves e equipamentos aeronáuticos da FAB com os níveis de segurança e de qualidade adequados, conforme ICA 37-390/2021. Um dos principais objetivos deste curso é proporcionar experiências de aprendizagem que habilitem e capacitem os instruendos a explicar as atividades desenvolvidas pelo inspetor de manutenção aeronáutica no tocante a elucidação de condutas, ferramentas gerenciais, técnicas e conceitos aplicáveis às atividades de Inspetoria Técnica (Av).

 


 

 

 

 

No período de 12 a 18 de outubro de 2023, aconteceu o 31º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas, sediado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), na cidade de Guaratinguetá-SP.

No dia 18 de outubro foi realizada a formatura de encerramento do Campeonato onde o Senhor Diretor do Departamento de Desportos Militar, Vice Almirante Fuzileiro Naval Roberto Rossato presidiu a cerimônia de premiação, recebido pelo Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Dentre os competidores destaque-se a participação do 2º Sargento Leandro Simões Duarte do efetivo do Instituto de Logística da Aeronáutica. 

O militar é Atleta da Equipe de Salto Livre da FAB (Falcões) pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) desde 2016, compete nas modalidades de Precisão de Aterragem, Estilo e Formação em Queda Livre.

 

Com aproximadamente 3.500 Saltos de Paraquedas na carreira, o militar representou a Força Aérea obtendo os seguintes resultados na competição.

1º Lugar na modalidade de Precisão de Aterragem em Grupo.

2º Lugar Geral na Competição em Grupo.

3º Lugar na modalidade de Formação em Queda Livre.

"Estamos certos de que há muito a melhorar e vamos trabalhar intensamente para que na próxima edição possamos alcançar o mais alto degrau do pódio em todas as modalidades, e tudo pela Força Aérea. Sou grato pelo apoio de minha família, do meu Comandante, Chefes e colegas de trabalho que compreenderam o árduo processo a que passa um atleta para atingir os níveis desejados na competição."

Palavras do 2S Duarte.

       

Autor: DCS - ILA.

Nos dias 12 e 13 de março, o Comando-Geral de Apoio (COMGAP) realizou a Reunião dos Diretores de Organizações do COMGAP 2024 (REDOGAP). O evento ocorreu no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA). Participaram da REDOGAP representantes de todas as Organizações Militares (OM) subordinadas ao COMGAP.

 

O Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, apresentou as diretrizes que nortearão os processos, projetos e ações no âmbito do COMGAP. Destacou a importância do esforço contínuo para prever, prover e manter as capacidades necessárias para o cumprimento efetivo da missão da Organização, ressaltando também a adoção do Código de Ética, Integridade e Conduta do COMGAP como base para todas as atividades.

Em seguida o Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, passou as orientações quanto à gestão orçamentária e financeira para o corrente ano, estabelecendo as bases para uma administração sólida e eficiente dos recursos disponíveis.

 

As apresentações das Diretorias, Centros e Instituto subordinados ao COMGAP foram essenciais para nivelar o conhecimento entre todos os participantes do evento. No segundo dia da REDOGAP, a Diretoria de Tecnologia de Informação da Aeronáutica (DTI), Diretoria de Infraestrutura (DIRINFRA) e Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG) realizaram as reuniões sistêmicas com as suas OM subordinadas.

 

 

 

O encerramento foi marcado por um agradecimento ao Diretor do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), Coronel Aviador Francisco Alexandre Coimbra Reis, Chefe do Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP), Coronel Intendente Leyzia de Carvalho Miranda da Silva e ao Comandante da Base Aérea de São Paulo, Coronel Aviador Leonar Tiago Barbosa, cujo apoio e colaboração foram fundamentais para o sucesso da REDOGAP.

 

Com todas as metas traçadas, o evento foi encerrado com a certeza de um ano promissor para a Logística do Comando da Aeronáutica.

 

Fonte: COMGAP

No dia 15 de dezembro de 2023, o Instituto de Logística da Aeronáutica recebeu a visita da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), representada pelos Pastores Vinícius de Moraes Lacerda e Flávio França da Silva, e também da Igreja Batista do Povo, representada pelo Pastor Jonas Neves de Souza, Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e do Pastor Presidente Ivêner Soler.

A SBB é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a disseminar o estudo da Bíblia e tem como finalidade o cumprimento da missão de contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano, utilizando como ferramenta fundamental as Escrituras Sagradas.

Na ocasião da visita, a Sociedade Bíblica do Brasil efetuou ao ILA a doação de uma Bíblia especialmente confeccionada, contendo 05 traduções simultâneas do texto original. Também foi realizada a distribuição de uma Bíblia de Estudo a cada militar do efetivo do ILA.

Ao término da visita, o Pastor Vinicius Lacerda, Secretário Regional da SBB, destacou: “Que a doação realizada desta Bíblia represente Asas para uma conexão maior com Deus, Asas que irão nos levar além do conhecimento. Queremos que voz do Criador alcance o coração de todos vocês”.

 

No dia 23 de outubro de 2023, dia em que se comemora o Dia do Aviador e da FAB, o Diretor do Instituto de Logística da Aeronáutica, o Cel Aviador Francisco Alexandre Coimbra Reis, foi condecorado com a Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico, ao Grau de Cavaleiro.

A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão. É a mais alta distinção honorífica do comando Aeronáutica, por este motivo, no dia 23 de outubro de 2023, Dia do Aviador, é considerado como data oficial para imposição desta relevante medalha.

A solenidade aconteceu no Parque de Material Aeronáutico (PAMA-SP) e foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Ten Brig Ar Pedro Luís Farcic, e tb contou com a presença do Diretor de Assuntos Estratégicos da Presidencia da FIESP, Ten Brig Ar R1 Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Ex-Comandante do IV COMAR; além da presença do sobrinho-bisneto de Alberto Santos Dumont, Marcos Siciliano Villares Filho, dentre outras autoridades civis representando os poderes executivo, legislativo e judiciário e Oficiais-Generais da Marinha, Exército e Aeronáutica.

A tropa foi composta por militares da guarnição de São Paulo que entoaram o Hino dos Aviadores em homenagem à data. Também abrilhantou a formatura o desfile aéreo de dois caças F-5, da Base Aérea de Santa Cruz, que se apresentaram durante a imposição da medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico” e durante o desfile militar.

Fim do conteúdo da página