Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA
Início do conteúdo da página

No dia 09 de novembro de 2020, o Instituto de Logística da Aeronáutica recebeu a visita de 40 Cadetes Intendentes do 3º Ano da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga.

A visita faz parte da instrução "Estágio Prático de Intendência", que tem por finalidade relacionar os conhecimentos teóricos transmitidos nas disciplinas especializadas com as práticas desenvolvidas no âmbito das diversas Organizações Militares da Aeronáutica.

Os cadetes foram recebidos pelo Ten Cel Edilson, o qual explicou como é a Intendência no ILA, e contou sobre suas experiências vivenciadas na caserna. Em seguida os militares puderam conhecer a estrutura e dependências do Instituto, acompanhados pelo Tenente Leal, que explicou como funciona as atividades da Divisão de Ensino.

 

 

 

Fonte: Dcs - ILA.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou hoje, 29 de outubro de 2020, a outorga da Medalha “Brigadeiro Tobias”, a mais alta condecoração da Instituição.

 
A cerimônia ocorreu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo. A honraria foi criada e oficializada pelo decreto nº 45.648, de 07 de dezembro de 1965, a medalha foi criada em homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da Milícia Bandeirante, e destina-se a homenagear personalidades civis e militares que, em razão de suas atividades, têm prestado à Instituição preciosa colaboração no desempenho de suas funções.

 

O Diretor do Instituto de Logística da Aeronáutica, Cel Av Jailson Oliveira da Silva, recebeu a Medalha pelos excepcionais e relevantes serviços prestados à Instituição e à sociedade paulista.

 

“Foi uma grande honra receber a Medalha Brigadeiro Tobias, sendo esta a comenda mais importante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ressaltou o Cel Av Jailson Oliveira da Silva, Diretor do ILA.

 

Fonte: Dcs - ILA.

 

 
No dia 03 de setembro de 2020, militares do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), foram até o Hemocentro UNIFESP para realizar a doação de sangue a pacientes que estão precisando deste ato de amor.
 
O Hemocentro do Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp), necessita de doações de sangue para abastecer seu baixo estoque. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e alimentado. Não devem doar temporariamente pessoas com sintomas de gripe ou resfriado.
 
 
 
 

E porque doar sangue? Para salvar vidas!  Sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para preservar a vida humana. Além do mais, é um ato 100% voluntário. Sem doadores não há bancos de sangue. Doe sangue regularmente. Doar um pouco do seu sangue é um grande ato de amor que pode beneficiar até 4 pessoas.

Várias são as situações em que uma pessoa necessita de sangue. Entre as situações mais conhecidas, podemos citar as cirurgias de grande porte, transfusão para pacientes com doenças crônicas, como a doença falciforme e após acidentes graves. Portanto doe sangue, doe vida!

 

 Fonte: DCS - ILA.

O Capitão Engenheiro Daniel Coelho Mota, destacou-se como primeiro colocado do CAP 1/2020, recebendo a medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo das mãos do Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, em solenidade realizada no dia 28 de agosto, no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Nesta sexta-feira, dia 26 de junho de 2020, o Instituto de Logística da Aeronaútica (ILA), situado na Base Aérea de São Paulo, completa 32 anos de história.

Em 1988 foi realizada a criação do ILA e ativação do NUILA por meio do decreto número 95.640, de 13 de janeiro, com a missão de "executar as atividades de ensino e treinamento relativas à área de logística do material aeroespacial".

E no ano de 1989 foi aprovado o primeiro Regulamento do ILA por meio da Portaria 451/GM3, em 26 de junho 1989. Data que atualmente se comemora o seu aniversário do Instituto.

Em 1999 deu início aos cursos EaD de Segunda Geração (envio ao aluno de apostilas e CD-ROM, com tutor local). O primeiro curso EaD do ILA foi o Curso Básico de Corrosão (CBC).

Em 2008 – Início dos cursos EaD de terceira geração (cursos on-line, na Intraer e na Internet, com Tutor atuando on-line nas instalações do ILA). O primeiro curso semipresencial (com uma fase on-line e uma fase presencial) do ILA foi o Curso de Inspetor de Manutenção Aeronáutica (CIMA).

A data mais esperada por nós do Efetivo do ILA é o aniversário do Instituto. Data que por sua posição no calendário do ano, é preparada por vários meses com dedicação e esmero.

Há décadas, o ILA tem reunido uma grande equipe de militares e civis que se dedicam de corpo e alma ao trabalho. Em todas as gestões, os diretores têm se preocupado em atender as demandas operacionais e administrativas do ILA. Isto o eleva a uma posição de entidade que todos gostam de fazer parte. Por essa razão, o momento do ANIVERSÁRIO do ILA se torna um acontecimento ímpar.

Autoridades do mais alto escalão da FAB  e autoridades do mundo corporativo e político da sociedade local têm apoiado e prestigiado com grande interesse e espírito de gratidão.

Este ano devido a crise sanitária do COVID 19, pela primeira vez, ocorreu a privação dessa confraternização, no entanto, o dia do aniversário do ILA é lembrado com êxito. A nossa “Festa” será marcada pela vontade e comprometimento de cada um que compõe o efetivo, sempre em busca da excelência no cumprimento da missão atual: "Desenvolver as capacidades técnicas e gerenciais dos profissionais do COMAER, por intermédio das atividades de ensino e pesquisa relacionadas com a área de apoio logístico."

O Diretor do ILA, Coronel Aviador Jailson Oliveira da Silva, destacou o orgulho e a alegria de liderar o Instituto. “Parabéns a toda “FAMILA”. Com o apoio de cada membro do efetivo, conseguimos cumprir com maestria a atividade fim do ILA, capacitar os militares  e civis do COMAER”, ressaltou.

Em 3 décadas, o ILA já capacitou mais de 60.000 militares e civis do COMAER.  Através de cursos presenciais e EAD. Parabéns ao ILA e a todos que participam dessa nobre missão!!!

 

A 1ª Reunião do Sistema de Tecnologia da Informação do COMAER (RESINF) ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2020 nas dependências do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA).


A abertura foi presidida pelo Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), Brigadeiro Intendente Luiz Fernando Moraes da Silva, o qual salientou a importância do evento na disseminação do conhecimento sobre o Sistema de Tecnologia da Informação (STI) a todos os elos do sistema, tais como os que realizam atividades de TI nas estruturas organizacionais das Bases Aéreas, Grupamentos de Apoio e Grupamentos Logísticos.

 

A 1ª Reunião do Sistema de Tecnologia da Informação (RESINF) do COMAER ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2020 nas dependências do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA)

 

Durante o evento foram tratados, dentre outros, assuntos como: Estrutura do STI;  Estrutura de Governança da Informação no COMAER;  PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação); Legislação Aplicável ao Sistema; Infraestrutura de TI e Simulação; Proteção Cibernética; Recursos Humanos; VATI (Visita de Assessoria em Técnica em Tecnologia da Informação); Sistemas Corporativos do COMAER; e  LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

 

Por ocasião do encerramento, o Diretor de TI fez uma síntese de todos os assuntos abordados e ressaltou que “a primeira RESINF é um evento de grande importância para a Logística, ocasião ímpar para enfatizarmos a atuação sistêmica do STI, o qual é extensamente capilarizado no COMAER e sustentador duma atividade-meio que permeia praticamente todas as ações em curso. Estamos focados em garantir o progresso exitoso da reestruturação da FAB ora em andamento, bem como aprimorar o emprego de nossos recursos humanos, materiais e tecnológicos de forma eficaz, segura e catalisadora de modernidade”, terminando suas palavras com agradecimentos ao suporte oferecido pelo ILA e à audiência de todos.

Durante todo o evento foram obedecidas as orientações para prevenção e combate ao coronavírus e aplicadas as regras de distanciamento social entre os participantes.

 

Sobre o Evento

O evento é uma iniciativa do Comando da Aeronáutica (COMAER), organizado pelo Comando Geral de Apoio (COMGAP) por meio da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA).

O objetivo do encontro é promover a reunião de profissionais e entusiastas da Confiabilidade, compartilhar desafios e experiências práticas provenientes da aplicação deste conhecimento, tanto na aviação civil, quanto militar.

No âmbito do COMAER, a Confiabilidade tem sido tratada de forma sistêmica e regulamentada por legislação própria, sendo que todos os esforços realizados têm por objetivos principais a garantia da segurança de voo, o aumento da disponibilidade operacional e a otimização da aplicação dos recursos disponíveis.

O Segundo Encontro recicla o contato entre órgãos reguladores, operadores e indústria aeronáutica e visa divulgar as melhores práticas no âmbito da confiabilidade na aviação dos diferentes setores em prol da segurança de voo, da operacionalidade e da economia de recursos. De uma maneira geral, as apresentações dos diversos apoiadores tratarão de suas análises e programas de confiabilidade, além do aspecto normativo referente à regulação da atividade aérea.

Haja vista a situação de pandemia devido à COVID-19, o evento ocorrerá de forma híbrida - presencial e virtualmente. A presença de público será restrita aos apresentadores e a convidados de forma a respeitar as medidas preventivas estipuladas pelo Protocolo Sanitário do Estado de São Paulo e pelo Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica para a COVID-19.

 

Realização

 Apoio

 

 

Formato

O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2020, será realizado de forma híbrida, com um número restrito de participantes presenciais e por transmissões ao vivo pela internet através do Webex.

 

Programação 

1° Dia (25/11/2020)

2° Dia (26/11/2020)

 Para mais informações baixe aqui o Folder do Evento. Clique aqui! 

 

Inscrições

As inscrições (modalidades presencial e virtual) podem ser solicitadas até o dia 18/11/2020 pelo botão a seguir:

 

Fim do conteúdo da página