Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA
Início do conteúdo da página

 

 

 

Na manhã do dia 02 de março de 2020 teve início, no Instituto de Logística da Aeronáutica, a fase presencial da 21ª edição do Curso de Especialização em Logística (CESLOG). O Cel Av Jailson Oliveira da Silva, atual diretor do ILA, deu as boas-vindas aos novos alunos e ressaltou a importância do CESLOG para todo o COMAER. A turma 2019/2020 é composta por 14 Oficiais do COMAER, selecionados conforme os requisitos estabelecidos na TCA 37-11/2020.

O CESLOG, classificado como uma pós-graduação lato sensu, é dividido em três fases. A primeira, realizada na modalidade de Educação a Distância, foi conduzida pela Universidade do Sul de Minas (UNIS) e abordou conhecimentos e conceitos gerais de logística, aplicáveis numa ampla gama de organizações. Tais conhecimentos e conceitos servem de base para a segunda fase do curso, realizada na modalidade presencial, sob responsabilidade do ILA, na qual os conteúdos são aprofundados e direcionados para o segmento da logística aeroespacial. A última fase do curso é voltada para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob orientação conjunta do Instituto e da Universidade contratada.


O objetivo do curso é capacitar o pessoal atuante nos sistemas logísticos do COMAER com visão gerencial e com as melhores técnicas de aprimoramento do processo decisório, preparando-os para realizar análises críticas dos sistemas logísticos, especialmente quanto às aplicações de emprego na gestão da cadeia de suprimentos, na manutenção aeronáutica e na gestão do ciclo de vida dos sistemas aeroespaciais.

“Sempre quis ter a oportunidade de realizar o CESLOG, hoje sinto-me privilegiado em poder aprimorar meus conhecimentos no âmbito da logística num ponto de vista gerencial. Acredito que ao final do curso estarei mais preparado para tomar as melhores decisões nos processos decisórios do dia dia de um oficial da logística do COMAER, ressaltou o Cap Av Warlley dos Santos Rodrigues, aluno da 21ª Turma do CESLOG.

 

Fotos: S2 Battaglia - ECAE.

Matéria:  DCS - ILA.

 

Na cidade sede da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN), Bruxelas - Bélgica, foi realizada nos dias 28 e 29 de janeiro a 16ª Conferência de Gerenciamento do Ciclo de Vida na OTAN, versando sobre o tema “Innovation and Disruption in Life Cycle Management - Opportunities, Achievements and Lessons Learned”.
 

Estiveram presentes na conferência delegações de diversos países como Reino Unido, Suécia, Turquia, Itália, Alemanha, Finlândia, França, Estados Unidos, Holanda, Romênia, Dinamarca, Japão, Noruega e Brasil,  compostas por membros de empresas e governo. A delegação brasileira, capitaneada pelo Diretor do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), Vice-Almirante Jayme Teixeira Pinto Filho e acompanhada pelo Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na França acreditado na Bélgica, Cel Av Fernandes, realizou 3 apresentações: The Importance of the 2nd Part Audits for the Life Cycle Defense Material (Cel EB Elièzer - Diretoria de Matéria de Aviação do Exército); Application of a Parametric Estimation Model for the Cost Per Fligjt Hour (CPFH) of the Saab GRIPEN E/F fighter Aircraft (Maj Inf Erick - ILA); e Predicting Failure of the Brazilian Air Force TUCANO Fleet Using Survival Regression (Cap Eng Luciana Mesquita - ILA).

 Os temas apresentados pelos militares do Instituto de Logística são fruto de trabalhos elaborados na conclusão do Curso de Especialização em Logística do ILA (CESLOG) e do Mestrado em Gerenciamento Logístico no Instituto Tecnológico da Força Aérea Americana (AFIT). Os trabalhos foram encaminhados pelo COMGAP ao MD que, após seleção entre diversos outros trabalhos das 3 Forças, foram submetidos ao AC/327 NATO Life Cycle Managment Group. Após escolha realizada pela OTAN, dos assuntos de diversos países a serem apresentados na conferência, dentre as 14 apresentações selecionadas 2 foram de militares do ILA.

 O Maj Erick ressaltou: “A escolha dos trabalhos realizada pela OTAN, entre artigos de outras nações, demonstrou o elevado grau de “capability” do Instituto de Logística da Aeronáutica , por meio de sua Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento, de conduzir, no Estado da Arte, pesquisas de soluções logísticas para o Comando-Geral de Apoio.”

 

Fotos: Major Erick e Capitão Luciana Mesquita.

 

 

A Programação do Mês da Asa em São Paulo foi encerrada com chave de ouro. No último dia do mês, a Força Aérea Brasileira e os aviadores foram homenageados pela sociedade paulistana no Círculo Militar de São Paulo. A reverência foi marcada pelo Concerto Sinfônico da Base Aérea de São Paulo com uma variedade que abrangeu desde músicas populares brasileiras até grandes clássicos internacionais.

  A apresentação foi abrilhantada com a participação de músicos da Ala 11, Ala 12, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Academia da Força Aérea (AFA), das Bases Aéreas de Fortaleza (BAFZ) e dos Afonsos (BAAF), e teve como ápice a performance do SO SMU Rafael Bezerra de Souza e da 2S SMU Alessandra Rodrigues Turola, que emocionaram a platéia e foram aplaudidos de pé, cantando "Con Té Pratirò" do italiano Andrea Bocelli.

Fonte: DCS - Basp.

 

 

O dia 15 de outubro foi proclamado pela UNESCO como Dia Mundial dos Professores e o Instituto de Logística da Aeronáutica neste ano de 2019, realizou um almoço especial em homenagem aos tutores presentes no Instituto e demais docentes convidados, cujo apoio é essencial para a concretização da nobre missão de ensino do ILA.

 

O Diretor do ILA, Cel Av Jailson Oliveira da Silva, iniciou o evento parabenizando os professores presentes, e ressaltou a importância dos mesmos para a atividade-fim do Instituto. “Tê-los aqui conosco é uma honra, pois eles que capacitam, formam e ensinam todos os militares e civis do COMAER”. Após o discurso proferido, o Diretor entregou uma lembrança a todos como forma de agradecimento pela valiosa contribuição que realizam diariamente no Ensino do ILA.

 

Para o ILA, o evento do Dia do Professor tornou-se uma tradição, visto a grande importância, valorização e o reconhecimento desses protagonistas ao processo de ensino-aprendizagem.

 

Para o Professor Eliseu Carlos Boer, único civil que labuta no Instituto desde 2005, “Fazer parte do ILA é um grande privilégio, pois não é apenas um local do trabalho, mas sim uma Casa de Ensino, onde tudo funciona como uma perfeita engrenagem em sincronia e harmonia”.

 

FONTE: DCS - ILA.

Em conformidade com o Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV), foi realizada uma palestra no dia 26 de Novembro de 2019, na Escola Municipal Cliquet Luciano, localizada em São Sebastião, aos alunos do Ensino Fundamental. Atendendo a solicitação da Escola, os militares do ILA participaram da III Semana das Profissões, na qual proferiram uma palestra sobre as formas de ingresso na FAB, despertando ainda mais o interesse dos adolescentes pela carreira militar.

“Receber integrantes da Força Aérea Brasileira em nossa escola é uma grande honra. Na região em que moramos,não é comum o contato com aeronaves, muitos de nossos alunos nunca viram um avião. Conhecer toda a estrutura da FAB e as formas de ingresso na carreira militar, abre perspectivas que, para muitos não existiam nem sequer em sonhos. Outro aspecto bastante interessante é o contato com os valores seguidos na FAB. Amor a profissão, disciplina, coragem, espírito de equipe são alguns exemplos de valores essenciais em qualquer carreira. Quando discutidos por representantes da FAB, porém, tornam-se ainda mais grandiosos e acabam por despertar vocações em nossos adolescentes e jovens. Somos eternamente gratos pela presença da FAB em nossa escola”, destacou a Profª Giovana Flávia de Oliveira.

Vale ressaltar que essa aproximação entre os militares e os alunos foi muito importante e de grande valia, pois despertou a curiosidade e vontade dos estudantes em fazer parte da caserna.

 

Fonte: Dcs - ILA.

 

 

 

Está acontecendo simultaneamente, na semana de 14 à 18 de outubro, nas dependências doInstituto de Logística da Aeronáutica (ILA), o Curso de Manutenção Centrada na Confiabilidade (CMCC), o Curso de Gerenciamento de Publicações do SISMA (CGPS) e o Curso de Operador de Equipamentos Mecanizados (COEM).

O CMCC tem como finalidade Capacitar profissionais para aplicar a metodologia de Manutenção Centrada na Confiabilidade para itens selecionados, com base em critérios preestabelecidos, a fim de propor melhorias no plano de manutenção de sistemas, itens e componentes de aeronaves, armamentos, simuladores e EAS do COMAER. Estão participando desse curso 9 alunos, militares da Aeronáutica de 2º Tenente à Capitão.

O CGPS tem como finalidade capacitar profissionais responsáveis pelas publicações técnicas, incluindo arquivos setoriais, para o gerenciamento das atividades relativas ao seu controle e sua distribuição. Participam desse curso 20 alunos, militares da Aeronáutica de 3º Sargento à Capitão.

O COEM tem como finalidade capacitar profissionais para a operação dos equipamentos mecanizados utilizados pelo Sistema do Correio Aéreo nacional (SISCAN), observando-se as regras de segurança necessárias. Essa turma é composta de 26 alunos, civis e militares da Aeronáutica de Soldado de 2ª Classe a Segundo Sargento.

Na segunda-feira (14/10), os alunos dos três cursos foram recebidos pelo Chefe da Divisão de Ensino do ILA, Coronel Aviador José Ricardo Matos Gomes Cunha, e está previsto a cerimônia de encerramento para sexta-feira (18/10).

 

FONTE: DCS - ILA.

 

 

Os militares da Guarnição Aeronáutica de São Paulo assistiram ao Concerto Sinfônico alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, no dia 11 de outubro, na Sede da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo. O concerto, que faz parte da programação do “Mês da Asa” em São Paulo, fez uma viagem por ritmos variados, abordando desde canções do nordeste do país até êxitos internacionais.

 

FONTE: Comunicação Social / Basp.

Fim do conteúdo da página