Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

 

1984 – Concepção do ILOGFA: O Instituto de Logística da Força Aérea foi idealizado no âmbito da então Diretoria de Material da Aeronáutica (DIRMA), com o intuito de padronizar os treinamentos realizados pelos Parques de Material.

 

1988 – Criação do ILA e ativação do NUILA por meio do decreto número 95.640, de 13 de janeiro, com a missão de "executar as atividades de ensino e treinamento relativas à área de logística do material aeroespacial".

* O ILA e a BASP foram subordinados ao Comando-Geral de Apoio.
* Instalações anteriormente utilizadas pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR).
* O Comandante da BASP exerce cumulativamente o cargo de Diretor do NUILA.
* Março – primeiros cursos do ILA: Curso de Organização Logística do Ministério da Aeronáutica (COLMA) e o Curso de Administração de Assistência à Segurança (CAAS), atual Curso de Administração do Programa Security Assistance do Governo dos Estados Unidos da América (CAPSA).

1989 – Aprovado o primeiro Regulamento do ILA por meio da Portaria 451/GM3, em 26 de junho 1989. Data que atualmente se comemora o seu aniversário do Instituto.

 

1994 – A subordinação passa à DIRMAB.

* O Cargo de Diretor do ILA passa ser de Tenente-Coronel.
* O Ten Cel Av Joel Medeiros Fonseca é dispensado do cargo de Vice-diretor e designado Diretor do ILA, em substituição ao Cel Av José Sérgio Rosa Lima, que acumulava com a função de Comandante da BASP.
* A BASP volta a ser subordinada ao então Comando-Geral do Ar (COMGAR).

 

1999 – Início dos cursos EaD de Segunda Geração (envio ao aluno de apostilas e CD-ROM, com tutor local).

* O primeiro curso EaD do ILA foi o Curso Básico de Corrosão (CBC).

 

2004 – A subordinação do ILA retorna ao COMGAP, com a aprovação no novo Regimento Interno que redefine a missão do ILA: “Desenvolver as capacidades técnicas e gerenciais dos profissionais do COMAER, por intermédio das atividades de ensino e pesquisa relacionadas com a área de suporte logístico”.

 

2007 – O cargo de Diretor do ILA passa a ser assumido por Coronel, quando o Ten Cel Eng Ulisses de Oliveira Bonasser passou a direção do ILA ao Cel Int Carlos Alberto de Souza Pereira.

* O ILA publicou seu primeiro Boletim Interno.

 

2008 – Início dos cursos EaD de terceira geração (cursos on-line, na Intraer e na Internet, com Tutor atuando on-line nas instalações do ILA).

* O primeiro curso semipresencial (com uma fase on-line e uma fase presencial) do ILA foi o Curso de Inspetor de Manutenção Aeronáutica (CIMA).

 

2009 - 1º Curso em ambiente web (ILAVIRTUAL).



2012 -  Inaugurada a Quadra de Esportes do Instituto de Logística da Aeronáutica, na gestão do Cel Int Adílio.

 

 2014 - Foi realizado no ILA, o I ENCONTRO TÉCNICO PEDAGÓGICO DO COMGAP.

2015 - O ILA passou a ser considerado uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT), conforme Portaria DCTA nº 62/DNO, de 16 MAR 15, publicada no BCA nº 055, de 24 MAR 15, o que ampliou as possibilidades de o Instituto atuar como órgão de pesquisa.

O ILA capacita a primeira militar Inspetora de Manutenção Aeronáutica da FAB, a 2S BEI Francieli Estefani Robaert Neves da Silva, do efetivo da Base Aérea de Santa Maria (BASM).

 

* Formandos do Curso de Inspetor de Manutenção Aeronáutica de 2015

 

2016 - Assinado o Acordo de Cooperação entre o ILA e o ITA, com a finalidade de promover ações conjuntas sobre assuntos de interesse recíproco, em relação à capacitação e à especialização de recursos humanos.

* Cel Av Marschall assina o Acordo de Cooperação com o ITA no Salão Nobre do ILA.

O Instituto de Logística da Aeronáutica foi agraciado pelo Instituto Learning & Performance e Micropower com o Prêmio Learning & Performance, em reconhecimento por sua excelência na atuação na área de educação a distância.

Maj Brig Ar Damasceno (Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica), Cel Av Marschall (Diretor do ILA) e demais integrantes do Instituto recebem, das mãos do Ten Cel Av Ref Osires Silva, o Prêmio Learning & Performance 2016.

 

2017 - O Estandarte do ILA recebeu, no dia 23 de outubro de 2017, na Ala 1, em Brasília-DF, a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), um reconhecimento do COMAER ao ILA pelos assinalados serviços prestados à Aeronáutica.

* O Estandarte do ILA, conduzido pelo Ten Louzada, é condecorado com a OMA pelo Sr. Presidente Michel Temer.

 

2018 - No ano em que completou 30 anos, o ILA recebeu, pela segunda vez, o Prêmio Learning & Performance Brasil, um reconhecimento a iniciativas em prol da melhoria da performance na gestão de competências e na elaboração de cursos autoinstrucionais. O ILA foi considerado referência nacional na modalidade Governamental, com foco em aprendizagem.

O ILA, representado pelo seu Diretor, Cel Eng Guerra, e por suas pedagogas recebe, pela segunda vez, o Prêmio Learning & Performance Brasil.

O ILA realizou o 1º Encontro de Confiabilidade na Aviação, com o objetivo de compartilhar, entre profissionais da aviação civil e militar, experiências provenientes da aplicação deste conhecimento na atividade aérea.

* Representantes da Aviação Civil e Militar durante o 1º Encontro de Confiabilidade na Aviação, realizado no Auditório do ILA.

 

2019 -O cargo de Diretor do ILA passou a ser acumulado com o de Comandante da BASP, tendo assumido ambos os cargos o Cel Av Jailson.

* O Cel Eng Alexandre Lima Guerra transmite o cargo de Diretor do ILA ao Cel Av Jailson Oliveira da Silva.

 

2020 - O ILA promoveu o 2º Encontro de Confiabilidade na Aviação.

O Auditório do ILA passa por grande reforma, proporcionando relevantes melhorias para as atividades de ensino do Instituto.

 

* Cel Av Jailson realiza a abertura do 2º Encontro de Confiabilidade na Aviação.

 

2021 -Os cargos de Diretor do ILA e de Comandante da BASP retornam ao cenário anterior a 2019, ou seja, cada uma dessas Organizações passa a possuir um Comandante/Diretor próprio.

*O Comandante da BASP, Cel Av Cuzziol, transmite o cargo de Diretor do ILA ao Cel Av Gabriel

 

Veja mais fotos.

Fim do conteúdo da página