No último dia 15 de setembro, em cerimônia realizada em Brasília/DF, foi assinado o contrato para aquisição de 27 aeronaves H-125 junto à Airbus Helicopters, dos quais 12 serão para a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), e 15 serão entregues à Marinha do Brasil (MB). Esta aquisição representa um relevante marco para a formação das tripulações de Asas Rotativas da FAB e da MB, e o ILA teve uma importante participação neste processo.
Durante a semana de 23 a 27 de maio de 2022, estiveram reunidos no Salão Nobre do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) os integrantes do Grupo de Trabalho ativado pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), por intermédio da Portaria nº 49/PLPG, para tratar sobre uma proposta de Lista de Aprovisionamento Inicial (LAI) para suporte à operação do projeto TH-X por um período de 5 anos. Representantes de DIRMAB, PAMASP, ILA e Airbus Helicopters estiveram presentes no Instituto.
Alcançar alta disponibilidade para a frota de aeronaves com baixo custo de ciclo de vida é um desafio recorrente da logística. A disponibilidade pode ser melhorada pela alocação cuidadosa de recursos: no entanto, a aquisição de peças de reposição requer investimentos consideráveis. Assim, deve-se buscar um equilíbrio entre a disponibilidade da aeronave e o custo das peças sobressalentes. A quantidade certa de estoque deve ser adquirida e armazenada para atingir os níveis ideais de manutenção.
Em processos de incorporação de novos sistemas de armas ao acervo da Força Aérea, a LAI é elaborada para fornecer peças sobressalentes para suportar sua entrada em operação, por determinado período inicial. Esse estoque adicional se faz necessário até que exista um histórico consolidado de requisições a partir do qual possam ser feitas previsões relativamente precisas de demandas futuras. No final do período de aprovisionamento inicial, o processo regular de recompletamento de estoque se inicia.
Para determinar a quantidade inicial de peças sobressalentes necessárias, a equipe de elaboração da LAI baseia-se em informações como estimativas de fornecedores, avaliações de engenharia e, se disponível, experiência anterior com aeronaves semelhantes. A partir desses dados, traduzidos em valores para as taxas de falha ou desgaste, tempos de aquisição, reparo e transporte, horas de voo, ciclos de manutenção, quantidades de sistemas em operação e localidades envolvidas, entre outros, são desenvolvidos modelos logísticos para atender aos requisitos desejados pelo operador.
Os principais objetivos do processo de aprovisionamento inicial são: sustentar as operações programadas, garantindo a oportuna disponibilidade de estoques de reposição para as organizações operacionais e para as atividades de manutenção e fornecimento de materiais; e fornecer esse suporte logístico ao menor custo possível.
A falta de peças sobressalentes pode facilmente deixar a aeronave sem condições de voo, independentemente dos recursos de manutenção. O provisionamento insuficiente de itens críticos pode resultar em tempo de inatividade vital do sistema e baixa disponibilidade da aeronave.
Nesse sentido, a curva de custo versus disponibilidade mostra como o custo muda com a disponibilidade da aeronave. A curva representa o menor custo para atingir determinada disponibilidade. Soluções abaixo do ideal podem ocorrer devido à má seleção de peças de reposição. Esta visibilidade pode ser facilmente verificada com o uso de softwares como o OPUS10, ferramenta utilizada pelo ILA nos frequentes estudos de LAI em que tem sido envolvido, a exemplo dos Projetos KC-390 e F-39, como também é o caso do Projeto TH-X em pauta. Tal aplicativo também tem sido utilizado em determinados treinamentos coordenados pelo ILA, a exemplo do Curso de Especialização em Logística (CESLOG), de modo a difundir este relevante conhecimento e formar gestores de material aeronáutico com as mais modernas ferramentas de análise logística, ampliando seu senso crítico e capacidade de assessoramento.
As atividades de consultoria logística conduzidas pela Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do ILA – reguladas pela ICA 400-59 – permitem o tratamento de problemas deste gênero, e tem resultado em economias expressivas de recursos para o COMAER, habilitando a entrega de soluções mais eficientes e a menores custos. Neste sentido, o uso de ferramentas de apoio como o OPUS10 expande a possibilidade de análise de tais situações, graças a sua notável capacidade computacional, com flexibilidade de modelagem e ampla visibilidade de resultados para cenários alternativos. Diversos milhões de reais já puderam ser economizados ou mais bem investidos, a partir das análises conduzidas em estudos similares, nos últimos anos.
De acordo com o Cap Eng Daniel Cherobini, Chefe da Subdivisão de Consultoria Logística do ILA e membro do GT para análise da LAI do Projeto TH-X, “pelas experiências anteriores, estima-se que o investimento necessário para a aquisição da LAI de um novo projeto corresponda a algo entre 2 e 5% do custo de aquisição dos sistemas de armas, portanto trata-se de um expressivo montante de recursos que requer a máxima atenção dos gestores, visando o melhor investimento possível”.
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