Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias do ILA > Instituto de Logística da Aeronáutica realiza Palestra sobre a prevenção do câncer de mama
Início do conteúdo da página

No dia 26 de outubro, foi realizada no Auditório do ILA uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama pelo Ten Med Pedro Gabriel Dotto, médico do HFASP. O evento contou com a participação do efetivo feminino do ILA, BASP, SEREP-SP e GSD-SP.

A importância de campanhas de conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama decorre da relevância social da enfermidade, que tem alta mortalidade, mas, felizmente, apresenta tratamento moderno e eficaz. A campanha de conscientização Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, com a proposta de trazer o assunto à tona e permitir diagnóstico precoce e redução de mortes pela doença.

Depois do câncer de pele não-melanoma, este éo tipo de neoplasia que mais mata mulheres no mundo. Estatisticamente, 1 em cada 8 mulheres desenvolve câncer de mama ao longo da vida. No Brasil, as maiores taxas de incidência se encontram nas regiões Sudeste e Sul, locais em que a incidência se eleva especialmente após os 40 anos.

Para o rastreamento, o exame mais utilizado é a mamografia. É um exame seguro e rápido, com uma acurácia de até 90% para o diagnóstico do câncer de mama. Se realizado precocemente, cerca de 95% dos casos atingem critérios de cura oncológica. 

Durante a palestra, as mulheres puderam compartilhar suas dúvidas e obter informações pertinentes ao assunto. Em seguida, houve o momento especial “Spa das mãos – Mary Kay”. Ao final, as participantes foram presenteadas com granolas energéticas, uma referência à importância da alimentação saudável na prevenção do câncer de mama.

Fim do conteúdo da página