Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP realiza campanha de combate as hepatites virais
Início do conteúdo da página

 Capitão Tupac, Tenente-Coronel Collet e Capitão Farias.

Julho Amarelo no HFASP

Em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais que foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou, nos dias 12 e 14/07/2023, a Campanha de Conscientização das Hepatites Virais com a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, com transmissão por via sexual e contato sanguíneo, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E.

A campanha aconteceu nas salas de espera dos ambulatórios do HFASP, onde oCapitão João Luiz Rodrigues de Farias orientou os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica sobre as formas de contágio das hepatites, os meios de prevenção e tratamento e distribuiu folders informativos aos pacientes.


Distribuição de folders durante a campanha.

O Suboficial Mário Uzan participou da campanha e comentou: “Achei muito interessante as informações que foram passadas sobre a prevenção e a vacinação contra as hepatites”.

Dada a relevância do tema, no dia 14/07/2023, o Capitão Farias ministrou palestra para o efetivo do HFASP, na qual abordou a etiologia, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento da doença e também discorreu sobre as diferenças entre os tipos das hepatites virais.

O Capitão Farias enfatizou a importância da prevenção: “Se houver um ferimento com um material perfuro cortante de um paciente com HIV a chance de se contrair a doença é de 0,1%, no caso da hepatite C é de 1 a 3% e na hepatite B é de 10 a 30%, por ser tratar de um vírus com alto potencial de transmissibilidade é importante focar nos meios de prevenção”.


Palestra do Capitão Farias.

Tags: #Julhoamarelo #hepatites #prevenção #campanha #HFASP.

Fontes: Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais/ , acessado em 18/07/2023.
Comunicação Social

 

Fim do conteúdo da página