Tenente Heloisa durante a Defesa de Doutorado, na modalidade EAD.
Oficial do HFASP obtém título de Doutor em Ciências da Reabilitação
No dia 14/06/2023, a adjunta da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital de Força Aérea de são Paulo (HFASP), Tenente Heloisa Amaral Braghieri, defendeu, na modalidade EAD, sua tese de Doutorado no Programa de Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho.
A tese contempla uma revisão sistemática e metanálise entitulada: Efeitos Agudos e Crônicos do Exercício de Força na Pressão Arterial Ambulatorial. Segundo a Tenente Heloísa, concluiu-se que: “Há evidências de que o exercício de força agudamente reduz a pressão arterial sistólica do sono em indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e a pressão arterial sistólica da vigília de indivíduos saudáveis, enquanto cronicamente pode levar a reduções na pressão arterial sistólica e diastólica de 24 horas”.
A Chefa da DEP, Tenente-Coronel Lorenza Barbosa Freitas Zani, comentou: “O doutorado tem o poder de expandir os horizontes, estimular o pensamento crítico e abrir novas perspectivas acadêmicas para o militar e para o HFASP. A Tenente Heloisa conseguiu unir as novas informações de pesquisa adquiridas durante o doutorado com suas atividades desempenhadas na DEP, contribuindo, dessa forma, para os projetos acadêmicos do HFASP”.
Fonte: Comunicação Social
Redes Sociais