Coronel Fábio Amadeu e Major Ana Márcia durante a Campanha.
Campanha alusiva à Semana Mundial da Alergia no HFASP
O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou, no dia 12/06, Campanha de Prevenção às Alergias Respiratórias com o objetivo de orientar os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica sobre a doença e medidas de controle do ambiente como forma de prevenção.
O evento antecedeu a Semana Mundial de Alergia, que é uma iniciativa anual da Organização Mundial de Alergia (WAO) juntamente com suas Sociedades Membros, para aumentar a conscientização sobre doenças alérgicas e distúrbios relacionados.
Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a prevalência de doenças alérgicas, inclusive de asma, está em ascensão no mundo, bem como a complexidade e gravidade dessas doenças, especialmente em crianças e adultos jovens.
Dado a relevância do tema, a Major Ana Márcia Batista Gonçalves, médica alergista, ministrou uma palestra ao efetivo do HFASP, na qual expôs os principais aero alérgenos e os métodos de controle ambiental. Segundo a Major: “A adoção de medidas simples como: manter o ambiente sem cortinas e carpetes; utilizar aspiradores de poeira com filtro HEPA ao invés de vassoura; passar pano úmido; e forrar colchões e travesseiros com capas antiácaros, otimizam o tratamento, diminuem as crises de alergia e melhoram a qualidade de vida do paciente”.
Palestra Major Ana Márcia para o efetivo do HFASP.
A campanha se estendeu para a sala de espera dos ambulatórios do hospital onde, a Major Ana Márcia orientou os beneficiários do HFASP sobre os fatores de risco e medidas de prevenção às alergias. Foram, também, distribuídos folders com orientações sobre como realizar o controle ambiental a fim de evitar as alergias respiratórias.
Major Ana Márcia esclarecendo dúvidas dos pacientes e distribuindo folders informativos.
Major Ana Márcia orientando os pacientes na sala de espera dos ambulatórios.
A senhora Roseli Simões da Silva participou da campanha e comentou: “Hoje enquanto esperava para passar em consulta, meu esposo e eu acompanhamos a campanha de alergias respiratórias, que foi de muita valia, pois as vezes não nos atentamos às ações simples, como varrer a casa, que fazemos de modo errado e podem ser prejudiciais à saúde”.
Fontes: http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=714 acessado em 12/06/2023.
Comunicação Social
Redes Sociais