Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Médicos do HFASP participam de ação solidária no atendimento aos pacientes com doença genética rara no interior de Goiás
Início do conteúdo da página

Voluntários envolvidos na “Expedição Araras”.

Militares realizaram atendimento dermatológico como voluntários no Projeto da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

A convite da SBD destinado ao serviço de Residência Médica Credenciado de Dermatologia do HFASP, a Chefe da Seção de Dermatologia do HFASP, Major Médica Paola Costa dos Santos, o Coordenador da Residência Médica de Dermatologia do HFASP, Major Médico André Luiz Rosado, o Tenente Dermatologista, André Guimaro Abegão Piva Cossi e a residente do programa, Carla Guedes Braga participaram, como voluntários, do Projeto “Expedição Araras”.

O projeto da SBD leva cuidados médicos e cidadania aos portadores de xeroderma pigmentoso do povoado de Araras, no interior de Goiás. A comunidade tem a maior incidência da doença registrada em todo o mundo. O xeroderma pigmentoso é uma doença genética, não contagiosa e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares).

Esta edição do Projeto contou com a participação de 14 médicos voluntários, que durante dois dias, realizaram 183 consultas e mais de 60 remoções de cânceres de pele. Os procedimentos foram realizados em um caminhão adaptado com consultórios e salas de cirurgia.


Equipe de dermatologia do HFASP no caminhão de cirurgias, Tenente Abegão, Major André Rosado, Major Paola e residente Carla Guedes (da esquerda para a direita).


Major Paola e Major Rosado com o médico dermatologista Carlos Barcaui, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ao final da expedição, a Major Paola comentou: “Foram dias intensos, de trabalho árduo, porém muito gratificante, pois conseguimos minimizar o sofrimento de pacientes dessa doença rara, complexa, incurável e que traz graves consequências, como o câncer da pele”.

Fonte: Comunicação Social

Fim do conteúdo da página