Voluntários envolvidos na “Expedição Araras”.
Militares realizaram atendimento dermatológico como voluntários no Projeto da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
A convite da SBD destinado ao serviço de Residência Médica Credenciado de Dermatologia do HFASP, a Chefe da Seção de Dermatologia do HFASP, Major Médica Paola Costa dos Santos, o Coordenador da Residência Médica de Dermatologia do HFASP, Major Médico André Luiz Rosado, o Tenente Dermatologista, André Guimaro Abegão Piva Cossi e a residente do programa, Carla Guedes Braga participaram, como voluntários, do Projeto “Expedição Araras”.
O projeto da SBD leva cuidados médicos e cidadania aos portadores de xeroderma pigmentoso do povoado de Araras, no interior de Goiás. A comunidade tem a maior incidência da doença registrada em todo o mundo. O xeroderma pigmentoso é uma doença genética, não contagiosa e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares).
Esta edição do Projeto contou com a participação de 14 médicos voluntários, que durante dois dias, realizaram 183 consultas e mais de 60 remoções de cânceres de pele. Os procedimentos foram realizados em um caminhão adaptado com consultórios e salas de cirurgia.
Equipe de dermatologia do HFASP no caminhão de cirurgias, Tenente Abegão, Major André Rosado, Major Paola e residente Carla Guedes (da esquerda para a direita).
Major Paola e Major Rosado com o médico dermatologista Carlos Barcaui, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ao final da expedição, a Major Paola comentou: “Foram dias intensos, de trabalho árduo, porém muito gratificante, pois conseguimos minimizar o sofrimento de pacientes dessa doença rara, complexa, incurável e que traz graves consequências, como o câncer da pele”.
Fonte: Comunicação Social
Redes Sociais