Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP realiza campanha sobre a importância dos cuidados com a voz
Início do conteúdo da página

 

Tenente Messina, Coronel Rildo, Diretor do HFASP e Tenente Vanessa Santos.

Dia Mundial da Voz no HFASP

Nos dias 04 e 14 de abril de 2023, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou campanha alusiva ao Dia Mundial da Voz, com objetivo de alertar os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica sobre a importância dos cuidados na preservação da voz. Essa campanha faz parte do programa desenvolvido pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS).

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril. No Brasil, o Dia da Voz foi instituído por meio da Lei nº 11.704/2008, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da voz para a promoção da saúde, bem como informar sobre os sinais e sintomas que favorecem o diagnóstico precoce de doenças.

No dia 04/04/2023, a fonoaudióloga Cynthia Giuliana Rocha ministrou uma palestra intitulada “Você é a sua voz” para o efetivo do HFASP. A palestrante discorreu sobre a importância de cuidados e atenção com a voz e mencionou técnicas para higiene vocal como: hidratação, boa alimentação, cuidado com ambientes ruidosos, aquecimento e desaquecimento vocal e uso de roupas confortáveis.


Palestra da fonoaudióloga Cynthia Giuliana Rocha

Na manhã do dia 14/04/2023, militares da Seção de Fonoaudiologia, Tenentes Fonoaudiólogas Vanessa Messina Mavouchian e Vanessa dos Santos Farias orientaram os beneficiários do HFASP sobre os hábitos para se manter a saúde da voz e distribuíram folhetos informativos sobre a campanha.


Campanha na sala de espera dos ambulatórios.

A Tenente Fonoaudióloga Vanessa dos Santos Farias comentou sobre a relevância do tema: “A voz é a nossa característica individual. Dia 16 de abril nos conscientizamos da importância e necessidade da prevenção e cuidados com a nossa voz”.

O senhor Valter Diniz Ramos, membro do grupo da Terceira Idade do HFASP, foi paciente da fonoaudiologia no hospital, participou da campanha e comentou: “Eu tive um problema na voz, como eu cantava no coral, cada vez que falava ficava rouco, fiz acompanhamento com a fono e agora estou melhor. Tenho participado das campanhas aqui no hospital e prestado atenção em todas as orientações”.

Fontes: https://bvsms.saude.gov.br/um-mundo-muitas-vozes-16-4-dia-mundial-e-nacional-da-voz/ 
Comunicação Social.

Tags: PALESTRA; CAMPANHA; DIA MUNDIAL DA VOZ; HFASP; HOSPITAL DE FORÇA AÉREA DE SÃO PAULO.

Fim do conteúdo da página