O HFASP foi mais uma vez escolhido como Hospital referência em Qualidade Hospitalar para receber visita técnica do CQH e Comitiva de Moçambique.
Na manhã do dia 14 e 15 de fevereiro de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu a Comitiva do Ministério da Saúde de Moçambique, servidores da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e representantes do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH).
A visita faz parte de um projeto longitudinal, trilateral envolvendo o Governo de Moçambique, do Brasil e do Japão que visa realizar treinamento e capacitação do modelo de Gestão do CQH para ser desenvolvido em outros hospitais.
O HFASP foi mais uma vez selecionado como hospital de referência para participar de uma parte desse programa educacional de Modelo de Gestão e Qualidade Hospitalar.
Tenente-Coronel Miriam realizando palestra para Comitiva de Moçambique.
A Tenente-Coronel Miriam Borges de Souza Bittar, chefe da Assessoria de Qualidade e Segurança em Saúde do HFASP, fez uma breve apresentação sobre o modelo de gestão realizado no hospital e ressaltou: “O modelo de gestão implantado no HFASP ajudou a enxergar o caminho que deveríamos seguir para trazer melhorias no sistema de forma gerenciada, mensurável, definida e de fácil compreensão a todos envolvidos nos processos”.
Comitiva da Moçambique realizando treinamento de avaliação de qualidade na Farmácia do HFASP.
Comitiva da Moçambique realizando treinamento de avaliação de qualidade nas Unidades de Internação da Clínica Médica do HFASP.
Comitiva da Moçambique realizando treinamento de avaliação de qualidade nas Unidades de Internação da Clínica Médica do HFASP.
Comitiva da Moçambique realizando treinamento de avaliação de qualidade na Unidade de Terapia Intensiva do HFASP.
Comitiva da Moçambique realizando treinamento de avaliação de qualidade no Laboratório do HFASP.
A senhora, Kyoko Uchiyama, avaliadora voluntária do Programa de Qualidade do CQH e atual responsável por realizar os treinamentos no modelo de gestão pelo CQH operacionalizado pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, agradeceu a oportunidade dessa parceria com HFASP, e destacou: “No HFASP vamos ver na prática o que havia sido ministrado em teoria durante a capacitação dos integrantes de Moçambique”.
E a senhora, Andréia Nascimento, administradora da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo ressaltou: “Vamos fazer hoje e amanhã um momento de imersão, para que eles aprendam na prática a realizar autoavaliação, para voltar e fazer isso no Hospital Central de Maputo, após alguns meses retornaremos para avaliar o desempenho do modelo de qualidade implantando em Moçambique”.
O Coordenador do Programa CQH, Dr. Milton Osaki aproveitou a oportunidade e agradeceu em nome do programa CQH: “Essa visita faz parte de um treinamento de colegas de Moçambique, com participação do Ministério da Saúde de Moçambique e profissionais do Hospital Central de Maputo, com objetivo de melhorar o sistema de saúde através da descentralização com a implantação do modelo de gestão de qualidade para ser disseminado em outros hospitais em Moçambique”.
Coronel Rildo Rinaldo de Andrade, diretor do HFASP, esteve presente no segundo dia e enfatizou: “Essa interação é motivo de orgulho, principalmente em saber que podemos contribuir e compartilhar conhecimento com um hospital internacional do porte do Hospital Central de Maputo, eu espero que desde ontem, estejam todos se sentindo em casa para verem como as coisas acontecem em nosso hospital, pois tentamos melhorar constantemente e seguimos as orientações à risca no dia-a-dia. E é um prazer fazer parte desse programa com vocês”.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais