Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP realiza campanha alusiva ao Janeiro Branco, mês dedicado à Saúde Mental.
Início do conteúdo da página

Ao centro Coronel Rildo, Diretor do HFASP, a esquerda Tenente Piuchi e a direita Aspirante Barros.

No dia 09 de janeiro de 2023, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou campanha alusiva ao Janeiro Branco, com objetivo de orientar os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) quanto à importância de prevenir o adoecimento emocional.

A campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014 por iniciativa do psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende e este ano o lema principal é: “a vida pede equilíbrio”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial e que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população. Segundo a OMS, o Brasil é, também, o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Diante da relevância de se abordar o assunto, a Tenente Psicóloga Vanessa Ferreira De Almeida Piuchi ministrou uma palestra para o efetivo do HFASP na qual correlacionou os transtornos mentais com o risco de suicídio no ambiente civil e militar. Ao longo da palestra, foi apresentado a portaria (Portaria n˚ 893, de 25 de julho de 2016) homologada pelo Exército Brasileiro que estrutura uma série de ações para a prevenção do suicídio. A Tenente finalizou ressaltando a importância de não estigmatizar os transtornos mentais e a ideação suicida e afirmou: “Para não gerar esse estigma temos que promover campanhas de conscientização e divulgar o conhecimento acerca dessas questões”. 


Palestra ministrada pela Tenente Piuchi ao efetivo do HFASP.

A campanha estendeu-se para os ambulatórios do hospital, onde a Aspirante Talita Guimarães Barros orientou os usuários do HFASP sobre como identificar os danos emocionais e promover cuidados com a saúde mental.


Aspirante Barros orienta pacientes na sala de espera dos ambulatórios.

O senhor Carlos Roberto de Almeida Bastos participou da palestra educativa na sala de espera do ambulatório e comentou: “Fui surpreendido com as informações sobre a campanha de saúde mental, achei muito bacana, pois nós ainda temos muita dificuldade de identificar as “doenças da alma”, pois não são palpáveis” e, por fim, parabenizou o hospital pela inciativa.

Cartaz da Campanha 

Fontes: Janeiro Branco: O mundo pede saúde mental. Acessado em 09/01/2023. Disponível em: https://fundahc.hc.ufg.br/n/150102-janeiro-branco-o-mundo-pede-saude-mental 

Campanha Janeiro Branco relembra o cuidado com a saúde mental. Acessado em 09/01/2023. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/noticias/2022/01/campanha-janeiro-branco-relembra-o-cuidado-com-a-saude-mental 

Fim do conteúdo da página