Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP comemora Outubro Rosa 2022
Início do conteúdo da página

Vasos de mini-ikebana (arranjos florais) doados no CAIS

HFASP realiza diversas ações durante o mês de Outubro alusivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Como acontece todos os anos, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) engajou-se nesse movimento, que visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde com diversas ações durante o mês todo.

A primeira quinzena do mês foi marcada por palestras educativas realizadas pela equipe do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) na sala de espera dos ambulatórios e no Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR).


Coronel Aviador Fabrício Calomeno Machado, Subcomandante do IV COMAR ( no centro), Tenente Carla Mutto Ferreira Pontes Neves (à esquerda) e Capitão Aline Bortolotto Di Pace (à direita)

Nos dia 17 a 20 de outubro de 2022, a Seção de Imaginologia do HFASP, sob a chefia do Capitão Médico Frederico Guilherme De Paula Lopes Santos, promoveu um evento no Centro de Diagnóstico por Imagens, alusivo ao Outubro Rosa, com a presença das funcionárias do serviço de limpeza (Empresa Britânica), que, durante o mês, realizaram o exame de mamografia preventivo no HFASP.


Café da manhã realizado pelo setor de imagem do HFASP, em homenagem as funcionária do serviço de limpeza (Empresa Britânica) que participam ativamente da campanha de prevenção ao câncer de mama.

A Tenente Médica Jamille Gazzoni Sarti da equipe de imagem do HFASP, reforça sobre a importância da prevenção “A Ação do Outubro Rosa, visa contemplar as mulheres que já estão em idade para fazer a mamografia, ou seja, todas acima de 45 anos com risco habitual, ou acima de 35 anos com alto risco. Prevenção é o maior ato de cuidado”.  Irailde Gusmão é funcionária do serviço de limpeza (Empresa Britânica) e fez questão de comentar sobre ação social “muito bom, muito importante principalmente para nós que trabalhamos aqui e não temos condições de fazer, ter acesso ao exame de forma preventiva é maravilhoso.”.


Coronel Alexandre (Diretor do HFASP) e a Tenente-Coronel Isabela (Chefe da Divisão Médica) prestigiando a ação social da equipe de imagem do HFASP

A Tenente-Coronel Médica Maria Isabela Bloise Alves Caldas Sawada, chefe da Divisão Médica, ressalta que “O Outubro Rosa é um momento de conscientização de toda mulher e o HFASP preocupa-se em realizar essa ação social para os beneficiários e terceirizados visando saúde, bem-estar e prevenção”

O Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, Diretor do HFASP, esteve presente e destacou a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, além de ressaltar o trabalho silencioso e importante do serviço de higienização e limpeza do hospital.

Na manhã do dia 18 de Outubro, aconteceu mais uma ação no CAIS, com a distribuição de vasos de mini-ikebana (arranjos florais), doados pela Senhora Maria Aurora da Silva Barbosa, representante da Fundação Mokiti Okada. E no dia 20, aconteceu o encerramento das ações no setor de Imaginologia e aula de Ikebana também alusiva ao Outubro Rosa no grupo da Terceira Idade.


Tenente-Coronel Isabela, juntamente com as representantes da Fundação Mokiti Okada.


Representantes da Fundação Mokiti Okada realizando uma ação voluntária de aula de Ikebana para o Grupo da Terceira Idade do HFASP.

A arte com Ikebana é reconhecida em todo mundo e se baseia no desenvolvimento de arranjos florais lineares, consistindo na composição do naturalismo e compreensão do crescimento natural do material empregado e amor pela natureza em todas as suas fases.


Grupo da Terceira Idade sendo prestigiado com uma aula sobre Ikebana

“A flor tem esse poder, o contato com a flor tem esse poder de transformar o ambiente, transformar o sentimento e as pessoas, quando você toca na flor e replanta você está viveficando ela” comenta a professora Patrícia Oliveira Azevedo de Azevedo.

 

Coronel Alexandre participando de uma aula de ikebana

Ao final o Coronel Alexandre, agradece e ressalta a importância do voluntariado: “Realizar esse ato é doar carinho para as outras pessoas e a si mesmo, todo mundo precisa de cuidado e atenção. Agradeço esse trabalho maravilhoso! Essa ação representa a materialização do amor, fraternidade e solidariedade ao próximo”.

Fonte: Comunicação Social - HFASP

Fim do conteúdo da página