Capitão Tetsue ministra palestra.
Programa de Formação de Valores (PFV) do HFASP
Na manhã do dia 19 de outubro de 2022, ocorreu mais uma palestra pertinente ação do Programa de Fortalecimento de Valores (PFV), a Capitão Fabia Tetsue Bicalho Yamaguti ministrou uma palestra sobre o tema “Equilíbrio Emocional para o efetivo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP).
O conceito de “Inteligência Emocional” é: a capacidade de perceber, avaliar e expressar emoções com precisão; a capacidade de acessar e/ou gerar sentimentos de modo a facilitar o pensamento; a capacidade de entender as emoções e o conhecimento emocional e a capacidade de regular emoções para promover o crescimento emocional e intelectual (Mayer, Salovey & Caruso, 2002, p. 17).
Hoje fala-se sobre inteligência emocional dentro das organizações em um contexto geral, tratando-se dos três níveis da organização (Estratégico, tático e operacional). Nos dias atuais, a emoção toma lugar de destaque entre nós, pois a maneira como o ser humano lida com as próprias emoções e as dos outros, é o que torna sucesso dentro das organizações. (Souza, 2020)
A Capitão Tetsue discorreu, no decorrer da palestra, sobre causas, sintomas e consequências do descontrole emocional e compartilhou estratégias que visam minimizar esse desequilíbrio.
Palestra da Capitão Tetsue para os militares do efetivo do HFASP.
Ao final, a Capitão comentou: “Em meio às demandas da vida moderna, polarização política e instabilidades causadas pela pandemia, falar de equilíbrio emocional é de extrema importância para nos atentarmos aos riscos de adoecimento mental. Não deixar que a sobrecarga de trabalho, discussões políticas, perdas, prejuízo financeiro nos desestabilize torna-se um desafio diário. A busca por equilíbrio pode vir através do autoconhecimento, capacidade de expressar emoções, resiliência, respeito dos próprios limites ou simplesmente, por uma mudança de perspectiva. Aceitar que o equilíbrio é algo dinâmico é o primeiro passo para entendermos que, como uma balança, é necessário que se penda de um lado para o outro até que o equilíbrio se estabeleça.”
Referência: Mayer, Salovey & Caruso, 2002, p. 17
PÂMELA CAMILA RIBEIRO SOUZA. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES. Acessado dia 25 outubro de 2022.
Disponível em: https://dspace.doctum.edu.br/bitstream/123456789/3896/1/Pamela%20Souza.pdf
Fonte: Comunicação Social
Redes Sociais