Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade no HFASP
Início do conteúdo da página

Grupo de Convivência da Terceira Idade e Diretor do HFASP

O HFASP realiza homenagem à longevidade de seus beneficiários

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou, no dia 06 de outubro de 2022, a campanha alusiva ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, comemorados no dia 1º de outubro. Esta data foi criada em 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões da longevidade, destacando a necessidade e cuidados para com essa população. 

Para comemorar este dia, os militares do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), a Tenente Médica Geriatra Joana Angélica Rodrigues Ribeiro e o Tenente Médico Rodrigo Coelho realizaram uma ação educativa na sala de espera dos ambulatórios, abordando sobre a importância da suplementação nutricional para minimizar a sarcopenia primária. 


Tenente Rodrigo e Tenente Joana Angélica, responsáveis pela campanha

A sarcopenia primária, que se caracteriza pelo declínio da massa muscular esquelética com o avanço da idade, foi reconhecida pela primeira vez em 1989 e o termo vem do grego “sarx” ou carne e “penia” ou perda. Atualmente, sabe-se que essa diminuição funcional tem impacto direto na qualidade de vida dos idosos.

   

A campanha contou com a participação especial do Grupo de Convivência da Terceira Idade do HFASP, coordenado pela Major Noemi Tsujiguchi Ramos, que preparou uma apresentação musical em agradecimento ao Coronel Alexandre de Araújo Melo, Diretor do HFASP, pelo apoio e atenção ao grupo e às atividades desenvolvidas. 


Apresentação do grupo da Terceira Idade


Cel Alexandre agradece ao Grupo da Terceira Idade

Ao final da campanha, o Suboficial Vitorino Calvi, de 78 anos, fez questão de ressaltar: “É primeira vez que eu vejo a terceira idade ser homenageada em algum lugar, pois normalmente ela é esquecida. Parece que estamos chegando em uma renovação, em um novo tempo, em que as pessoas estão lembrando da história do Brasil e da história de cada um. É isso que a terceira idade espera: reconhecimento por toda história vivida!”

Ao final, o Coronel Alexandre agradeceu e reforçou a importância desta data: “Muito Obrigado ao Grupo da Terceira Idade! Como é bom celebrar a vida! Eu nunca vou esquecer esse dia e vou levar pra sempre esse exemplo de bem-querer ao próximo e a si mesmo. Chegar nesta fase da vida com essa disposição é um exemplo de como é importante ter uma longevidade com qualidade e saúde. Eu desejo a todos que sejam muito felizes em todos os momentos e, principalmente, aqui no HFASP”.
.
Fonte: Sarcopenia e novo Conceito Europeu. Acessado em 18/0/2022.

Disponível em: https://www.sbgg-sp.com.br/sarcopenia-e-o-novo-consenso-europeu/#:~:text=Em%20ambos%2C%20a%20sarcopenia%20%E2%80%9Cprim%C3%A1ria,secund%C3%A1ria%20a%20uma%20doen%C3%A7a%20sist%C3%AAmica .

Fim do conteúdo da página