Coronel Alexandre de Araújo Melo (Diretor do HFASP) com militares responsáveis pela campanha
O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou, no dia 15 de setembro de 2022, a campanha alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O movimento foi instituído no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
Diante da relevância de se abordar o assunto, o Capitão Psiquiatra Tupac Ramon Torrico Takara ministrou uma palestra para o efetivo do HFASP, na qual pontuou as principais causas e meios de prevenção ao suicídio e ressaltou que combater o estigma é uma forma de salvar vidas.
Palestra do Capitão Tupac ao efetivo do HFASP
A campanha estendeu-se para os ambulatórios do hospital, onde a Capitão Psiquiatra Fabia Tetsue Bicalho Yamaguti e o Tenente João Arthur De Oliveira Vasconcelos realizaram uma dinâmica com os pacientes presentes a fim de facilitar a abordagem e o entendimento sobre o assunto.
Dinâmica com pacientes nas dependências dos ambulatórios
Palestra da Capitão Tesue e do Tenente Vasconcelos aos beneficiários
Ao final da campanha, a Capitão Tesue comentou: “A importância do Setembro Amarelo está em sensibilizar as pessoas para que prestem atenção aos sinais de alerta para o risco de suicídio e saibam como abordá-los de forma a evitar um desfecho fatal. Nesse sentido, apoiar quem está em sofrimento e pedir ajuda, são atitudes fundamentais”.
Fonte: Setembro amarelo – mês da prevenção do suicídio. Acessado em 15/09/2022.
Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/setembro-amarelo-mes-da-prevencao-do-suicidio
Redes Sociais