Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP realiza campanha alusiva ao Agosto Dourado 2022
Início do conteúdo da página

Coronel Alexandre de Araújo Melo (Diretor do HFASP) com militares responsáveis pela campanha

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), no dia 25 de agosto de 2022, realizou a campanha “AGOSTO DOURADO” dedicada a incentivar o aleitamento materno e ressaltar os benefícios dessa conduta para a mãe e o bebê. 

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) também escolheu agosto como Mês do Aleitamento Materno. 

A Major Médica Pediatra Carolina Costa Santos ministrou uma palestra ao efetivo do HFASP, na qual discorreu sobre mitos e verdades sobre o aleitamento materno e finalizou com a seguinte mensagem: “É no leite materno que encontramos os nutrientes indispensáveis à vida, calor, amor, carinho e saúde”.


Major Carolina ministra palestra ao efetivo do HFASP

A Tenente Fernanda Aparecida Da Silva Luiz Porcari, que está gestante, comentou após a palestra: “achei excelente a iniciativa da campanha sobre o aleitamento materno, sou mãe de primeira viagem, então essa preparação e orientação já no pré-natal irão me ajudar na minha experiência de amamentação para ser agradável para mim e meu bebê”.

A campanha estendeu-se para os ambulatórios do hospital, onde a Major Carolina e a Capitão Médica Ginecologista e Obstetra Aline Di Pace orientaram os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) sobre a importância do aleitamento materno. A Major Carolina e a Capitão Aline, também visitaram pais de um recém-nascido, na Unidade de Internação. 

Após a visita, a puérpera Gabryella Mayumi Moschetti Rehem comentou: “foi graças as orientações recebidas após o parto que o bebê conseguiu pegar o peito e o pai e eu aprendemos a posicioná-lo corretamente para mamar”.



Major Carolina e Capitão Aline com os pais do recém nascido na Unidade de Internação do Hfasp

Após as ações da campanha, a Capitão Aline ressaltou que o leite materno é o ouro entregue de mãe para filho do nascimento até os primeiros seis meses de idade e que a amamentação é importante para a mulher na relação mãe/filho, além de contribuir para redução de peso pós-parto, controle do sangramento vaginal e desenvolvimento mamário completo, reduzindo o risco de câncer de mama.

Fontes: Ministério da Saúde /Comunicação Social HFASP

Fim do conteúdo da página