Na última segunda-feira (22/8), em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) coordenou uma campanha para celebrar a solidariedade e a vida. Com o apoio da Fundação Pró-Sangue, 75 pessoas, entre civis e militares da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), deram um exemplo de cidadania e realizaram a doação de sangue.
A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da região metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.
Devido à pandemia, os estoques de sangue diminuíram consideravelmente e os hemocentros do país passam por uma situação bastante crítica. As transfusões de sangue e de seus componentes ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos, mas apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, de acordo com o Ministério da Saúde. Iniciativas como esta campanha, tem o propósito de mudar o cenário atual e conscientizar a população de seu papel e da importância deste ato, além de contribuir com o abastecimento dos bancos de sangue e, consequentemente, com toda a sociedade.
O Tenente-Coronel Médico João Baptista Alves Ferreira Filho, que é um doador regular de sangue, participou da campanha e comentou sobre a sua motivação para doar: “Porque doar sangue? O Hino da Saúde da Força Aérea Brasileira, em uma de suas estrofes diz “Tarefas árduas e altruístas”. E o que não seria mais altruísta do que doar sangue? Trata-se da doação perfeita. Doa-se para quem não se conhece e recebe-se de quem não se conhece. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Raça, credo, posição social, escolaridade, nada conta. Doador e receptor ficam num mesmo nível: o nível humano. O dia da ação é um dia ímpar! O entusiasmo dos que organizam é latente. E este contagia a todos que ali estão. São minutos de doação para um bem-estar alentador e duradouro com sensação plena da missão cumprida”.
TC Ferreira doa sangue
A campanha também traz a oportunidade de engajar novos voluntários nessa corrente de solidariedade, como foi o caso da senhora Contrita de Almeida, que estava ansiosa pela sua primeira doação e comentou: “Espero que seja a primeira vez de muitas outras. Tem muitas pessoas que estão precisando e a única coisa que posso oferecer é o meu sangue. É tão pouco para nós e representa a vida para muitos!”
Desde 2019, a Agência Transfusional do HFASP, sob a chefia do Major Médico Rafael Collet, tem trabalhado para manter e aumentar o banco de doadores voluntários com objetivo de incentivar e desenvolver ações periódicas de doação de sangue. “Vivenciamos em nossas rotinas hospitalares a escassez de sangue, um recurso terapêutico essencial. Isso é reflexo da dificuldade em se conseguir voluntários que preencham os requisitos necessários à doação. Mas temos tido experiência bastante satisfatória com o fortalecimento e ampliação do banco de doadores do HFASP. Uma vez disponibilizados os contatos pelos doadores militares e civis, nossas equipes então, contactam diretamente esses voluntários, convidando-os a participar de cada campanha, sempre dentro de sua disponibilidade. Fazemos questão de realizar essas ações em prol da Fundação Pró-Sangue, hemocentro público e que presta impecável serviço a tantos hospitais também públicos da região metropolitana de São Paulo”, comentou o Major Collet.
Os interessados em participar do banco de doadores voluntários do HFASP, podem procurar a Seção de Hemoterapia/ Agência Transfusional pelo telefone (11) 2224-7161.
Participe! Doe sangue, doe vida!
CL Alexandre (Diretor interino do HFASP), Dra. Sandra (médica representante da Pró-Sangue) e Maj Collet (Chefe da Agência Transfusional) (da direita para esquerda)
Local da doação de sangue
Militares doam sangue
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais