Coronel Alexandre de Araújo Melo, Tenente-Coronel Alexandre Afonso Bittar e militares responsáveis pela campanha.
No dia 28 de julho de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou a Campanha de Saúde Bucal, parte do programa de promoção de saúde do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), com o objetivo de orientar os beneficiários do Sistema da Saúde da Aeronáutica (SISAU) sobre a importância dos cuidados com a cavidade bucal.
Para orientar o efetivo do HFASP, a Aspirante Dentista Isabela Lima de Mendonça ministrou uma palestra sobre bruxismo e hipersensibilidade dentária, problemas de saúde bucal com alta prevalência mundial. O bruxismo é uma parafunção caracterizada pelo contato não-funcional dos dentes, que pode ocorrer de forma consciente ou inconsciente, manifestando-se pelo ranger ou apertar dos mesmos. O bruxismo e a hipersensibilidade podem estar relacionados, pois, com o apertamento ou ranger dos dentes, o esmalte sofre desgaste e fraturas, expondo a dentina e desencadeando a sensibilidade dental. Durante a palestra, a aspirante discorreu sobre a prevalência, etiologia e formas de prevenção e tratamento dessas alterações orais.
Aspirante Isabela ministra palestra ao efetivo do HFASP.
No decorrer da manhã, a campanha estendeu-se para as salas de espera do ambulatório do HFASP e da Divisão Odontológica (DOD). As Tenentes Dentistas Fernanda Giacomini Dalfre, Kelly Machado De Andrade, Daniela Soares Soller e Maíra de Souza Aranha Brauner coordenaram uma série de orientações sobre a cárie e a higiene oral aos beneficiários do HFASP. O Tenente-Coronel Dentista Alexandre Afonso Bittar justificou a escolha do tema e a importância da campanha: “A cárie dental é a doença bucal mais comum no Brasil e, segundo a OMS, a segunda mais comum no mundo. Nesse contexto, a Campanha de Prevenção à Cárie Dental realizada pelo CAIS/ HFASP é extremamente pertinente, uma vez que alinha todos os fundamentos da Atenção Primária à Saúde (APS) à Odontologia. Todos os beneficiários do SISAU se beneficiam com campanhas dessa natureza e a DOD encampa ações para incremento da saúde oral e sistêmica na APS”.
A senhora Maria Cândido da Silva, beneficiária do HFASP, participou da campanha e comentou: “Achei interessante a campanha bucal para nos ajudar a prevenir doenças, pois muitas pessoas acreditam que não correm risco se não fizerem uma higienização oral correta”.
Tenente Kelly Andrade orienta pacientes na sala de espera.
Palestra Tenente Brauner na DOD.
Fontes: Revista Odonto Ciência – Fac. Odonto/PUCRS, v. 21, n. 52, abr./jun. 2006. https://sorrisologia.com.br/w/bruxismo-pode-causar-sensibilidade-especialista-explica-essa-relacao_a1701
Redes Sociais