Vice-Diretor do HFASP, Tenente-Coronel Médico Alexandre Augusto Pinto Cardoso e equipe organizadora da Campanha de Conscientização das Hepatites Virais.
Em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais que foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) dedicou os dias 13 e 15 de julho de 2022 para realizar a Campanha de Conscientização das Hepatites Virais com a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, com transmissão por via sexual e contato sanguíneo, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E.
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, principalmente em locais com condições precárias de saneamento básico; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.
No dia 13 de julho de 2022, o Capitão João Luiz Rodrigues De Farias ministrou uma palestra sobre as hepatites virais para o efetivo do HFASP, na qual abordou a etiologia, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento da doença, assim como os tipos que possuem opção de prevenção por meio de vacina.
Palestra do Capitão Farias ao efetivo do HFASP.
No dia 15 de maio de 2022, com o objetivo de orientar os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), foi realizada uma campanha nos ambulatórios do hospital, por meio de distribuição de fitas amarelas e folders informativos, além de orientações sobre as hepatites realizadas pelas Tenente Médica Carla Mutto Ferreira Pontes Neves e Tenente Médica Roberta Gunutzmann Ferreira Silva.
Ao final da palestra, a Tenente Gunutzmann ressaltou: “Quanto mais cedo a doença for detectada, mais cedo se institui o tratamento bastante eficaz, nos casos da hepatite B e C, e assim, evitam-se as complicações associadas, tais como cirrose e carcinoma hepático”.
Palestra da Tenente Carla Mutto eTenente Gunutzmann e aos beneficiários.
A senhora Elaine de Simões K de Oliveira, beneficiária do HFASP, participou da palestra educativa na sala de espera do ambulatório e comentou: “É muito importante receber esse tipo de informação para ficarmos alerta, não deixarmos passar nenhum sinal despercebido e não correr o risco de adoecermos”.
Referência: Acessado em 17 julho de 2022: https://bvsms.saude.gov.br/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais
Fonte: Comunicação Social do HFASP
Redes Sociais