Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP inicia Programa de Controle ao Tabagismo
Início do conteúdo da página

No dia 06 de julho de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) iniciou o Programa de Controle ao Tabagismo com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes entre militares e dependentes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

O programa, coordenado pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do HFASP, visando à promoção de saúde e prevenção de doenças, teve o início marcado por uma campanha educativa. Durante a ação, foi realizada avaliação da concentração de monóxido de carbono no ar exalado pelos participantes da campanha, foram oferecidas informações e orientações sobre os problemas decorrentes do tabagismo, além de ser divulgada a formação de grupo para apoiar aqueles que desejam parar de fumar.  A Capitão Médica Pneumologista Kamilla Tonini Delamônica, responsável pelo evento, comentou: “Essa campanha é muito importante porque nós estamos divulgando um novo serviço do HFASP, que é um grupo multidisciplinar para o combate ao tabagismo, oferecendo inclusive tratamento. Isso vem ao encontro com a função do CAIS que é educação, prevenção e tratamento das doenças. Combatendo o tabagismo, além de tratar a dependência química, estamos prevenindo uma série de outras doenças.”

O Cabo Carlos Eduardo Rosengarten participou da campanha e declarou: “Eu fumo socialmente e pelo exame que fiz agora foi constatado que eu já estou no nível de fumante. Serve como um alerta para quem está no início do uso do cigarro: tentar parar de fumar, pois mais adiante, os problemas de saúde podem se agravar”.

O evento contou com a presença da Dra. Sandra Silva Marques, Diretora Técnica de Saúde no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras drogas (CRATOD) e Coordenadora Estadual do Programa Nacional do Controle do Tabagismo, vinculado ao Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde. A Dra. Sandra foi a responsável pela capacitação de uma equipe multidisciplinar do efetivo do HFASP que atuará diretamente no acolhimento e na assistência aos usuários de drogas lícitas e ilícitas. Ela comentou sobre a importância da campanha: “O tabagismo é uma dependência química, uma condição crônica importante, que além de ser fator de risco para muitas doenças, também impacta em nossa saúde física e mental. A introdução dessa campanha dentro das Forças Armadas é de extrema importância, uma vez que o tabaco é uma droga lícita e muitas formas de uso de tabaco podem predispor as pessoas a usar outras substâncias psicoativas”.

O Diretor Interino do HFASP, Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, prestigiou o evento e assegurou: “Como instituição de saúde temos a obrigação de orientar, acolher e apoiar os nossos pacientes na prevenção de doenças e na busca pelo bem-estar físico e mental. O Programa de Controle ao Tabagismo é mais uma iniciativa em prol dos beneficiários do Sistema da Saúde Aeronáutica”.
 


Cap Kamilla orienta os militares sobre o tabagismo


Exame para avaliar a concentração de monóxido de carbono no ar exalado


Equipe do CAIS

Fonte: Comunicação Social HFASP

Fim do conteúdo da página