Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP promove Campanha de Tabagismo
Início do conteúdo da página

Equipe participante da Capacitação.

No dia 30 de junho de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou a Capacitação no Controle ao Tabagismo para uma equipe multidisciplinar de oficiais do efetivo. O curso foi coordenado pela Dra. Sandra Silva Marques, Diretora Técnica de Saúde no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras drogas (CRATOD) e Coordenadora Estadual do Programa Nacional do Controle do Tabagismo, vinculado ao Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde.

A capacitação ocorreu no período da manhã, no auditório dos oficiais e teve o objetivo de preparar os militares que atuarão diretamente no acolhimento e na assistência aos usuários de drogas lícitas e ilícitas.

Durante apresentação, a Dra. Sandra ressaltou que “O tabagismo é a 1ª causa de morte evitável no mundo e é um tipo de dependência química, além de ser uma doença e fator de risco para várias outras patologias. Somente o SUS (Sistema Único de Saúde) gasta hoje no Brasil cerca de 125 bilhões de reais com as consequências do tabagismo e doenças relacionadas ao tabaco, isto falando em perda de produtividade e inatividade. A abordagem intensiva do tabagista é uma das estratégias mais importantes para o controle e enfrentamento de várias condições crônicas.  A ampliação dessa abordagem se faz necessária para a conscientização dos profissionais  de saúde e da sociedade sobre os malefícios deste uso.”

O Coronel Alexandre Araújo de Melo, Diretor Interino do HFASP, esteve presente na abertura do evento, agradeceu a presença da palestrante e enalteceu a importância da capacitação interna: “Espero que vocês possam ser uma equipe permanente para trabalhar em colaboração com a Dra. Sandra no apoio aos nossos pacientes”.

Dra. Sandra e o Diretor do HFASP na abertura do curso.

Dra. Sandra Silva Marques ministrando o curso.

Dra. Sandra realiza capacitação para equipe multidisciplinar do HFASP.

Diante da importância do tema, o Centro de Atenção Integral ao Paciente (CAIS) do HFASP iniciará a formação de grupo antitabagismo, com o objetivo de acolher e auxiliar os beneficiários do SISAU que desejarem parar de fumar.
Para mais informações acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUZNeykWpF31uGKTOSBDCB3m47PnrEDPYm0DR-0x_0DTtpKQ/viewform
Ou aponte a câmera do seu celular para o QRCode:

Fonte: Comunicação Social HFASP

 

Fim do conteúdo da página