No período entre 16 de maio a 02 de junho de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou a campanha de vacinação contra o vírus da influenza (gripe) para militares do hospital e das diversas Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP).
A influenza é uma infecção viral aguda que acomete especialmente o sistema respiratório, apresenta elevada transmissibilidade, com tendência a disseminar-se facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias globalmente.
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra essa e outras doenças virais, sendo muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la. Ela não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo, reduzindo significativamente a contaminação.
A Tenente Enfermeira Kelly de Moura Oliveira Krause, Responsável Técnica pela Sala de Vacina do HFASP, ressaltou a importância da vacinação: “Com a chegada do inverno, devemos ter atenção especial à gripe que, apesar de ser simples, apresenta variações de vírus que podem levar a complicações e até ao óbito. Desta forma, a vacinação é a principal forma de prevenção”.
Durante a campanha, o HFASP aplicou no total 1235 doses de vacina contra o vírus influenza, sendo que destas, 830 foram aplicadas em outras OM da GUARNAE-SP: 312 no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP); 329 no Comando-Geral de Apoio (COMGAP); 154 na Base Aérea de São Paulo (BASP) e 35 na Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo (PASP).
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais