O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, que é uma doença causada pela dependência química de nicotina. Em 2022, o tema desse dia traz questões relacionadas ao tabagismo e ao meio ambiente, visto que, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano e destrói o meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, através do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo.
Durante a apresentação, a Dra. Sandra apresentou o trabalho desenvolvido no Estado de São Paulo, baseado no Programa Nacional do Controle do Tabagismo, expôs os diversos problemas causados pelo tabaco ao meio ambiente e comentou também sobre o impacto da pandemia de COVID-19: “Durante a pandemia, 19,34% das pessoas passaram a fumar mais, segundo estudo da FIOCRUZ, o que nos traz a preocupação em estabelecer orientação sobre isto. Quando falamos neste comprometimento tanto da saúde física e mental do tabagista, falamos também do tabagismo de segunda e terceira mão que se originam da combustão do tabaco e degradação de compostos oriundos desta queima que contaminam as pessoas que convivem com ele”.
A palestra da Dra. Sandra, além de marcar essa data importante, simbolizou o início de um novo projeto do HFASP, como foi exposto pela Tenente-Coronel Lorenza Barbosa Freitas Zani, Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa, ao final da apresentação: “Com essa palestra, começamos um movimento no HFASP que contemplará a capacitação de uma equipe multidisciplinar que atuará diretamente no acolhimento e na assistência aos usuários de drogas lícitas e ilícitas”.
O Diretor Interino do HFASP, Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo, agradeceu a presença e parabenizou a Dra. Sandra pelo trabalho desenvolvido na Coordenação do Programa de Controle ao Tabagismo: “Em nome do HFASP e do Sistema de Saúde da Aeronáutica, agradeço por ter disponibilizado seu tempo e apresentado esse excelente, destacado e envolvente trabalho que você tem desenvolvido. Você apresentou muito do que estamos vivenciando atualmente, que é a atenção integral ao paciente, com linhas de cuidados e acompanhamento de indicadores. O problema que envolve o tabagismo é muito complexo, pois há envolvimento social, familiar, interpessoal e no ambiente de trabalho. Desejo que essa jornada seja plena de êxito!”.
Referências:
Organização Pan-Americana de Saúde. Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio de 2022. Acessado em: 31 de maio de 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/campaigns/world-no-tobacco-day-2022
Redes Sociais