A reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica, com a implantação dos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS), visa oferecer aos beneficiários do SISAU um cuidado integral e coordenado.
Nesse sentido, a incorporação de novos profissionais à equipe constitui-se em um importante passo para a integralidade da assistência e o oferecimento de serviços cada vez melhores e que tragam benefícios na qualidade de vida dos pacientes.
No Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), a incorporação do profissional farmacêutico à equipe do CAIS, com a abertura de agenda para disponibilização de Consulta Farmacêutica, ocorreu no mês de abril do corrente ano. A Atenção Farmacêutica prestada através desses atendimentos tem como objetivos principais aumentar a efetividade do tratamento medicamentoso, detectar problemas relacionados a medicamentos e prevenir problemas de saúde relacionados ao uso inadequado de medicamentos.
O público-alvo são os pacientes com maior risco de sofrerem danos relacionados ao uso de medicamentos, dentre os quais destacamos:
a) usuários que utilizam vários medicamentos simultaneamente (polimedicados);
b) usuários com problemas de adesão aos tratamentos medicamentosos; e
c) pacientes oncológicos.
O atendimento do Farmacêutico Clínico é disponibilizado dentro da estrutura do CAIS, após o encaminhamento realizado pelos médicos e enfermeiros, ou mesmo pela procura direta do usuário pelo profissional farmacêutico.
O paciente poderá esclarecer suas dúvidas quanto ao uso correto dos medicamentos e, posteriormente, retornar para acompanhamento e reavaliação, caso seja necessário. Os focos do atendimento são a disponibilização de informações em saúde e a melhoraria da adesão dos pacientes aos tratamentos propostos, além da detecção de problemas relacionados ao uso inadequado de fármacos.
O atendimento é realizado no consultório farmacêutico, localizado no CAIS. As consultas são realizadas de segunda à sexta-feira, no período da tarde.
Fonte: Comunicação Social HFASP
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