Diretor do HFASP, Coronel Alexandre, com equipe da Oftalmologia
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26/5), o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) dedicou os dia 24 e 31 de maio de 2022 para realizar a Campanha de Prevenção ao Glaucoma, voltada para a conscientização da doença e a importância do exame preventivo.
O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. Essa doença causa aumento da pressão interna do olho e alteração irregular no fluxo sanguíneo, o que pode afetar o campo visual e até levar a cegueira permanente.
Militares do HFASP assistem palestra sobre a importância da detecção e prevenção de Glaucoma
No dia 24 de maio de 2022, a Tenente Oftalmologista Fabiana Jallad Sallum ministrou uma palestra sobre o Glaucoma para o efetivo do HFASP e ressaltou a importância do tema: “O Glaucoma pode ser multifatorial com quadro clínico assintomático, evolução insidiosa, com perda periférica da visão discreta à percepção do paciente. Para manifestar os sintomas, é necessário que haja uma perda de 30% das células nervosa do nervo. Por isso que o exame oftalmológico de rotina é muito importante, onde avaliamos pressão, fundo de olho e a gonioscopia, padrão ouro para avaliar o ângulo de drenagem do olho. É uma doença incurável e precisamos prevenir e tratar o quanto antes”
Tenente Sallum ministra a palestra alusiva à detecção e prevenção do glaucoma para o efetivo.
No dia 31 de maio de 2022, com o objetivo de orientar e incentivar os beneficiários do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) a cuidarem de sua saúde ocular, a campanha estendeu-se para o ambulatório da HFASP. Durante a manhã, os médicos oftalmologistas realizaram atendimento aos pacientes, por meio de questionário sobre risco de glaucoma, exames de tonometria e fundoscopia. Foram atendidos 97 pacientes, sendo que destes, 18 apresentaram alterações nos exames e foram agendados para avaliação. Esse resultado reforça a importância de campanhas como essa para a detecção precoce dessa doença silenciosa.
O Capitão Osvalte de Castro Alves participou da campanha e comentou: “Achei a campanha muito útil e interessante. É importante esse tipo de ação porque, de uma maneira rápida, os profissionais conseguem orientar e avaliar os pacientes”. O Suboficial Francisco Alves de Freitas também realizou os exames e destacou o valor da visão: “Gostei muito da campanha. Fui muito bem atendido. Entre todas as riquezas que nós temos, a visão é uma das maiores e temos que cuidar dela”.
Ao final da campanha, a Major Médica Luíse Santos Quadros Souza, Chefe da Seção de Oftalmologia do HFASP, comentou sobre a relevância da ação: “Glaucoma é considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. O diagnóstico precoce da doença pode impedir que o paciente evolua para cegueira. Temos o papel importante em conscientizar as pessoas para os riscos da doença e chamar a atenção para a importância do exame oftalmológico de rotina”.
Fonte: Comunicação Social - HFASP
Referências
Ministério da Saúde. Glaucoma: Diagnóstico precoce e tratamento evitam perda da visão. Acessado: 24 de maio de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/glaucoma-diagnostico-precoce-e-tratamento-evitam-perda-da-visao
Ministério da Saúde. 26/5 Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Acessado:31 de maio de 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/26-5-dia-nacional-de-combate-ao-glaucoma-5/
Redes Sociais