No dia 24 de maio de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou uma campanha para detecção de doença renal crônica no Centro de Atenção Integral à Saúde (HFASP)
A ação, coordenada pela Seção de Nefrologia, teve o objetivo principal de, por meio de um exame simples, rastrear a presença de proteína na urina (proteinúria). O teste com resultado alterado auxilia a detectar precocemente a lesão nos rins e na indicação para tratamento com o objetivo de desacelerar a progressão da doença renal crônica. A Tenente Médica Marina Rezende de Fázio, Chefe da Seção de Nefrologia do HFASP, comentou sobre a importância da campanha: “A cada ano, aproximadamente 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento de hemodiálise ou diálise peritoneal, devido ao não funcionamento correto dos rins. Quando conseguimos descobrir o problema no início, permite-nos uma intervenção precoce e há uma melhora no prognóstico da doença”.
Vários beneficiários do HFASP, que estavam no ambulatório, participaram da campanha, como a senhora Rosimeire Batista Silva, que fez o teste e elogiou a ação: “Eu gosto muito das campanhas do HFASP, já participei de várias. Acho muito importante para conscientização. É um incentivo para as pessoas se cuidarem cada vez mais”. Além de uma ação de orientação, a campanha cumpriu o seu papel na detecção de alterações e serviu de alerta para os pacientes, como foi o caso do Capitão Klinger Pires Ferreira, pertencente ao efetivo da Base Aérea de Santa Cruz, que realizou o exame para verificar o funcionamento de seus rins. “Eu achei ótima a campanha, pois eu nem sabia que existia esse teste. O resultado deu alterado e vou passar em consulta para investigar o problema”, comentou o militar.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais