Coronel Alexandre de Araújo Melo (Diretor Interino do HFASP) com militares responsáveis pela campanha
Nos dia 25 e 28 de março de 2022, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou campanha de prevenção ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, em alusão à Campanha Março Azul Marinho e ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino (27/3), que foram criadas com objetivo de alertar a população sobre a doença e formas de evitá-la. O HFASP aderiu à campanha preventiva, que faz parte do programa desenvolvido pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) com o objetivo de promoção de saúde e prevenção de doenças.
No dia 25 de março, o Capitão Médico João Luiz Rodrigues de Farias, Chefe da Seção de Gastroenterologia, ministrou uma palestra ao efetivo do HFASP e discorreu sobre a doença, epidemiologia, fatores de risco e principalmente, formas de prevenção. Ele comentou sobre a relevância do tema: “A campanha tem sua importância uma vez que o câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo, em ambos os sexos, e o quarto tipo de câncer que mais mata. Outro dado muito importante é que 70% dos casos podem ser prevenidos, uma vez que através dos exames de rastreamento, principalmente a colonoscopia, conseguimos detectar lesões que podem levar ao câncer.”
Palestra do Cap Farias ao efetivo do HFASP
Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, histórico familiar, excesso de peso corporal e alimentação não saudável, além de tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas. Portanto, a manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino.
Durante a manhã do dia 28 de março de 2022, a campanha estendeu-se para as salas de espera do ambulatório do HFASP. O Capitão Farias e a Tenente Nutricionista Claudynne Carvalho de Araújo realizaram orientações aos beneficiários do hospital e distribuíram folhetos explicativos elaborados pela Seção de Gastroenterologia e Seção de Nutrição e Dietética. A Tenente Claudynne comentou sobre a importância da alimentação na prevenção da doença: “A alimentação pode ser tanto um fator de proteção contra o câncer colorretal quanto pode favorecer o surgimento da doença.
O excesso de peso, o alto consumo de carne vermelha e carne processada, bebidas alcoólicas e gorduras está associado ao aumento da incidência de câncer colorretal. Assim como o aumento na ingestão de frutas e verduras pode reduzir a incidência da doença pelo efeito benéfico dos compostos presentes nestes alimentos. As fibras alimentares encontradas nas frutas, verduras, grãos, tubérculos e raízes também exercem efeito protetor contra o câncer colorretal pela aceleração do trânsito intestinal e pela absorção dos sais biliares, além da ação da fermentação das fibras alimentares pelas bactérias da flora intestinal.”
Cap Farias realiza orientação na sala de espera do ambulatório
Orientação nutricional da Ten Claudynne
A senhora Lourdes Paes Maziero, beneficiária do HFASP, participou da campanha e comentou: “As orientações foram muito importantes e o desenvolvimento de campanhas como essa mostra o interesse do HFASP pelos pacientes e pelos que frequentam o hospital”.
Folhetos e brindes distribuídos durante a campanha
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais