Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Agosto Dourado no ESGW
Início do conteúdo da página

O Centro de Atenção Integral à Saúde - CAIS do Esquadrão de Saúde de Guaratinguetá, realizou no mês de agosto a Campanha “AGOSTO DOURADO”, mês dedicado ao incentivo do Aleitamento Materno, com palestras, entrega de folders para gestantes e apresentação de banners “Como Amamentar?” e “Por que Amamentar é tão Importante?”, nas TVs da sala de espera.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma campanha mundial que tem como objetivo estimular as ações relacionadas ao tema. Ela é celebrada de 1º a 7 de agosto e a bandeira deste ano é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e continuado até os dois anos de idade ou mais. O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida, contém água, gorduras, proteínas, vitaminas e açúcares de que o bebê precisa para se desenvolver bem e crescer de forma saudável. Em sua composição, há ainda anticorpos. É, portanto, um alimento que protege contra infecções, principalmente as gastrointestinais, e contra a desnutrição.. O aleitamento materno é uma questão de Saúde Pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. Portanto, não acredite em promessas de alimentos que tentam parecer melhores do que o leite materno. Somente em casos específicos a mulher não pode amamentar. Na dúvida, consulte um profissional de saúde habilitado.

Para as mães, a amamentação, além de aumentar o vínculo com a criança, ajuda a perder peso após o parto e ainda protege contra o câncer de mama e de ovário.

Fonte: Ministério da Saúde

Fim do conteúdo da página