O Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) está se modernizando para melhor atender. Essa transformação iniciou-se em 2020 e trouxe a Atenção Integral à Saúde (AIS) como estratégia principal, ou seja, a preocupação com a saúde dos usuários desde a promoção e prevenção até a assistência especializada para alcançar a reabilitação, gerando melhoria assistencial aos beneficiários.
As ações planejadas são voltadas às necessidades dos pacientes, proporcionando uma abordagem integral, mais resolutiva e humanizada, e oferecendo um plano de cuidado personalizado. Isso torna-se possível com a inserção da Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada do SISAU, com linhas de cuidado norteadoras das demandas de saúde em todas as complexidades.
Para ter acesso a todas as vantagens de um atendimento integral e acolhedor, o usuário conta agora com o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) de sua OSA de referência, onde terá um atendimento de excelência, com melhores desempenho, acesso e integralidade. Trata-se de uma atenção centrada na pessoa, a fim de que as equipes multidisciplinares de saúde que conduzirão e acompanharão o usuário no seu percurso assistencial orientado possam conhecer a fundo os problemas de saúde e as necessidades específicas. Desta maneira, o sistema permitirá que todos os atendimentos estejam articulados e sejam realizados de modo eficiente e eficaz, garantindo continuidade do cuidado e do tratamento de modo coordenado, construindo um vínculo desde o primeiro contato do paciente.
O novo modelo conta com um sistema informatizado chamado AGHUSE, que traz o prontuário eletrônico único e integrado a toda a rede de assistência e ao Sistema de Informações Gerenciais de Pessoal (SIGPES) e permite ao profissional de saúde o acesso imediato a todos os dados médicos e odontológicos do usuário, em tempo real, em qualquer ponto de atenção do SISAU, conferindo maior segurança e qualidade e um atendimento mais ágil e acertivo. A solicitação de exames e o encaminhamento para as especialidades serão feitos pelo médico, por meio desse sistema, sem que o paciente tenha que fazer qualquer outro procedimento ou enfrente filas.
Outra inovação é a consulta sem sair de casa. A Telemedicina já está implantada em diversos hospitais da FAB, incluindo o HFASP. Tal modalidade permite que as consultas com determinadas especialidades ocorram por meio de videoconferência, feitas em ambiente não-presencial, no conforto do próprio lar e com todas as facilidades decorrentes, inclusive de acesso ao hospital, principalmente nesse atual cenário de pandemia da COVID-19. Pelo smartphone ou computador, é possível fazer marcações de teleconsultas, acessando o SAME VIRTUAL no site de sua Organização de Saúde (OSA), e ainda visualizar todas as suas consultas agendadas, através do Portal do Militar.
A Diretoria de Saúde e o Comando Geral do Pessoal buscam atingir elevado patamar na qualidade do atendimento e satisfação dos usuários, integrando ações de cuidado e prevenção, visando não só o tratamento da doença existente, mas também a prevenção do surgimento de novas doenças.
O agendamento para o CAIS está disponível no HFASP, por meio dos seguintes canais:
1- Balcão de atendimento do SAME do HFASP de 2ª a 5ª feira das 7h00 às 11h45min e das 13h00 às 14h45min e na 6ª feira das 7h00 às 11h45min;
2- Call Center pelo telefone (11) 2224-7050 de 2ª a 6a feira das 07h00 às 17h00.
Para as teleconsultas, basta acessar o site do HFASP e apontar a câmera para o QR-CODE disponibilizado na aba “Marcação de Consultas”>>”SAME Virtual - Teleatendimento” e será redirecionado para o atendimento e marcação nas diversas especialidades disponíveis para a modalidade de teleconsultas.
Fonte: Comunicação Social HFASP
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