Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > A importante atuação da Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos do HFASP durante a pandemia da COVID-19
Início do conteúdo da página

 

 Diante de momentos difíceis devido à pandemia da COVID-19, a Comissão de Humanização e Cuidados Paliativo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), busca formas para oferecer acolhimento, conforto e motivação para os pacientes e profissionais do hospital.

A Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos é um grupo multidisciplinar e conta com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, dentistas e farmacêuticos. A Major Médica Mariluci Flavia da Silva, coordenadora do grupo, ressaltou o objetivo da comissão: “O nosso trabalho busca a promoção de uma política institucional de sensibilização, implementação e implantação da humanização na assistência à saúde. Entendemos que a partir daí, será mais fácil para nossos profissionais desenvolverem as competências necessárias para lidar com questões físicas, psicológicas, familiares e espirituais, abordando de forma direta os medos, expectativas, necessidades e esperanças do paciente gravemente enfermo ou em fase terminal. É nosso intuito também cuidar de quem cuida, valorizar e reconhecer o imenso trabalho de cada sujeito envolvido no processo de produção da saúde do HFASP. ”

A pandemia da COVID-19 impôs mudanças na rotina de toda população e não foi diferente no HFASP. A evolução de uma doença pouco conhecida, o aumento de internações, a chegada de pacientes provenientes de diversas localidades e a ausência de visitas aos internados são alguns dos motivos que geram apreensão, sensação de insegurança e solidão, tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde. Nesse contexto, a Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos do HFASP tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de minimizar esses sentimentos e tornar o hospital um ambiente mais acolhedor.

Mensalmente, a primeira quarta-feira é o dia em que os pacientes, que fazem aniversário no mês, recebem um caloroso “parabéns” da equipe, acompanhado de um bolo cedido pelo Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP). É um momento de alegria e comemoração pela vida, como relatado pela paciente Sra. Maria Nailde de Oliveira, uma das aniversariantes do mês de abril: “ Eu nem esperava e veio aquela festança, todo mundo batendo palma e cantando parabéns, com um bola muito bonita e enfeitada, que levarei pra casa e reservarei em um cantinho muito especial.”

   

Outra forma de levar ânimo aos pacientes são as mensagens motivacionais colocadas diariamente nas bandejas do café da manhã, preparadas cuidadosamente pela Seção de Nutrição e Dietética e encaminhadas às unidades de internação. A Tenente Nutricionista Claudynne Carvalho de Araújo Leite, membro da Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos comentou sobre a reação dos pacientes: “Já ouvimos relatos de pacientes que ficaram felizes e esperando qual seria a mensagem do dia seguinte”.

  
Pensando nos pacientes internados que não podem receber visitas, a Comissão atua como um elo de aproximação com a família, que envia fotos e cartas direcionadas ao paciente. 

As mensagens são lidas e colocadas ao lado dos leitos, juntamente com as fotos, e encorajam os pacientes no processo de recuperação, como relatou o 3S R1 Norberto Cardoso emocionado: “Fiquei muito contente e não esperava receber a mensagem da minha filha e a foto da minha família. Eu achei muito bonito! Me incentivou muito a melhorar e a lutar contra a COVID. Só tenho a agradecer ao HFASP e aos profissionais! Muito obrigado mesmo! ”

 

Nesse momento singular, a atenção da comissão também se volta para a equipe de profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate a pandemia. A preocupação com a saúde mental e o desgaste emocional têm suscitado a realização de ações direcionadas para motivação e valorização do efetivo do HFASP. Uma dessas iniciativas foi a organização de apresentação musical, que contou com a participação da Sargento Thuane Rodrigues dos Santos, do Centro de Estudos e Projetos de Engenharia da Aeronáutica (CEPE) e do Sargento Denys William Rodrigues Cunha, do Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP). Com voz e violão, os militares percorreram setores do hospital (seguindo todas as normas de cuidado relacionadas à prevenção da COVID-19) e levaram alegria e emoção aos pacientes e profissionais.

  

Além disso, como forma de reconhecer e valorizar o trabalho da equipe que presta assistência, os pacientes tem a oportunidade de escrever uma carta para o profissional que lhe atendeu durante o período de internação. A mensagem de agradecimento é lida e entregue ao profissional pela comissão.

A entrega de bombons com mensagens motivacionais e a preparação de um espaço, que permite um breve descanso da intensa rotina dentro da UTI COVID, também foram propostas da comissão, que levaram um alento para os profissionais que se dedicam incansavelmente para salvar vidas. 

A Tenente Fisioterapeuta Juliana Martins Rocha do Nascimento, membro da Comissão e uma das principais responsáveis pela concretização dessas ações, comentou sobre a motivação para o desenvolvimento desse trabalho: "Os momentos difíceis vividos durante a pandemia também são uma grande oportunidade de praticarmos a empatia. Colocar-se no lugar do outro é a essência desta comissão. Por meio de ações simples, tentamos fazer a diferença na vida das pessoas e fortalecer um dos importantes valores institucionais do HFASP, que é a HUMANIZAÇÃO".

Fim do conteúdo da página