No dia 14 de janeiro de 2021, o Capitão Médico Igor de Almeida Melo ministrou a palestra “Controle de Hemorragia/ Uso de Torniquete” ao efetivo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP).
Para abordar o tema, o militar caracterizou-se com roupas próprias para um cenário de guerra e envolveu a plateia durante toda a apresentação. Ele discorreu sobre a importância da Medicina de Combate: “A Medicina de Combate é o conjunto de diretrizes de atendimento que mais salva vidas nos campos de batalha do mundo inteiro, sendo de conhecimento obrigatório para os profissionais de saúde, principalmente aos que integram às Forças Armadas e policiais.
Inicialmente desenhada para o confronto armado e cenários de guerra, sua eficácia e a tecnologia desenvolvida para auxiliar os operadores a sobreviver aos principais traumas ameaçadores à vida (hemorragia maciça de extremidades, a obstrução de vias aéreas e o pneumotórax hipertensivo) levaram à expansão da sua aplicabilidade, fazendo parte atualmente de diversos outros protocolos para urgências e emergências do meio civil, como o PHTLS ® e o programa americano STOP THE BLEED ®”.
Ao final da apresentação, o Chefe da Divisão Médica, Tenente-Coronel Médico, Alexandre Augusto Pinto Cardoso, parabenizou o Capitão Almeida pela brilhante palestra e ressaltou que o conhecimento sobre o uso correto do torniquete pode salvar vidas em diversas situações, não somente nas guerras.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais