EM ENTREVISTA AO SBT, TENENTE MÉDICA DO HFASP FALA SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NA MISSÃO DE REFORÇO NO COMBATE À COVID-19
Em entrevista veiculada no sábado (15/08/2020) na emissora de TV aberta SBT, a 1º Tenente Camila Ribeiro Perucchi falou sobre a experiência de ter participado como voluntária na Missão de reforço no combate à Covid-19 em Roraima.
A missão que ocorreu no período de 29 Junho a 06 Julho 2020, foi uma ação conjunta do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério da Saúde (MS), visando atender as necessidades locais através do envio de equipes de saúde com médicos, enfermeiros, suprimentos, medicamentos e testes para as populações isoladas em Roraima, incluindo as localidades de Auaris, Waikás, Surucucu (Yanomâmi), Ticoça, Flexal e Maturuca (Raposa Serra do Sol).
Os militares que atuaram na linha de frente incorporam as fileiras do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, incluindo 05 (cinco) integrantes do efetivo do HFASP.
Com entusiasmo, a militar relatou como foi importante para ela levar assistência médica a locais de difícil acesso. Segundo a Tenente Perucchi, para poder se comunicar com alguns integrantes das tribos, foi necessária a presença de um tradutor, pois muitos deles falam apenas o dialeto local. Na ação, as tribos passaram por testes para a Covid-19 e foi verificado que em algumas delas o vírus ainda não havia se manifestado, e naquelas em que alguns integrantes têm mais contato com a população externa, houve alguns resultados positivos, porém com sintomatologia leve. “Poder participar dessa missão, conhecer melhor nosso país, principalmente nesse momento que estamos vivendo, foi muito especial e gratificante para mim”.
Para conferir na íntegra a reportagem exibida, acesse o link:
Fotos: Ten Fernanda Alfarelos e Ten Peruchi
Redes Sociais