O dia 15 de fevereiro é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. A data foi criada com o objetivo de despertar a conscientização da população sobre o problema e valorizar a luta das crianças para superar a doença.
O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos cerca de 11 mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil. Assim como em países desenvolvidos, no país, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/infantil
Redes Sociais