Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O que é o novo coronavírus?
Os coronavírus são vírus amplamente distribuídos entre seres humanos, outros mamíferos e aves e causam doenças inflamatórias respiratórias, entéricas, hepáticas e neurológicas. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. São conhecidas seis espécies de coronavírus que podem causar doenças em humanos. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem.

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma declaração oficial sobre casos de pneumonia de causa desconhecida ocorridos na cidade de Wuhan, no Sul da China, onde houve a detecção de um novo coronavírus (2019-nCov).

O novo coronavírus é uma nova cepa que ainda não havia sido identificada em humanos. Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas.

Quais são os sintomas?
Os sintomas são: febre, falta de ar e tosse, podendo evoluir com pneumonia, insuficiência renal e até síndrome respiratória aguda. Sua forma de transmissão ainda segue em investigação, mas costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Vale lembrar que o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

 

Tratamento
Atualmente ainda não há nenhum remédio disponível para combater o coronavírus e o tratamento recomendado é o suporte dos sintomas da doença.


Como se prevenir?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Dentre as medidas gerais estão:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- Realizar lavagem freqüente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão como: mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção. Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizada precaução de contaminação por aerossóis, com uso de máscara N95.


Para maiores informações, acesse: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

 Referência:
• Na Zhu, Ph.D.,ET AL. A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019. The new england journal o f medicine. Downloaded from nejm.org on January 24, 2020.
• MINISTÉRIO DA SAÚDE. Novo coronavírus: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Acessado em 30/01/2020.http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus

Fim do conteúdo da página