O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou no dia 29 de novembro mais uma edição da Campanha Nacional de prevenção ao Câncer de Pele, organizado pela Capitão Paola, Chefe da Seção de Dermatologia. Além disso, também ocorreu palestra educativa sobre a “Prevenção do Câncer de Pele” pro efetivo do Hospital.
A ação “Dezembro Laranja ”faz parte da Campanha do Câncer da Pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e que inúmeras instituições publicas e privadas aderem e o HFASP também participou. O principal objetivo é informar ao público as principais formas de prevenção e diagnosticar possíveis casos de câncer de pele .
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados e, caso seja detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.
O evento Dezembro laranja, no centro de Inspeção de Saúde do HFASP, foi organizado pela equipe do Serviço de Dermatologia do HFASP, sob coordenação da Capitão Paola Costa dos Santos, e contou com apoio dos estagiários do Hospital Sírio Libanês. Foram realizados 154 atendimentos e todos os casos suspeitos foram encaminhados para realização de exame complementar na Clínica de Dermatologia.
As principais orientações para prevenção incluem o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, evitar os horários de maior incidência solar (das 9h às 15h), utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais