O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações. (1)
Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da Resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento.
Em alusão a esse dia, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou a Campanha de Prevenção ao Diabetes, sob coordenação da Cap Med Ana Elise Muri Andrade, Chefe da Seção de Endocrinologia do HFASP. Durante a campanha, foram realizados aferição da glicemia capilar, exame de bioimpedância, orientações médica e nutricional em mais de 80 pacientes.
O evento contou com a participação de estagiários da Faculdade de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e da Faculdade de Nutrição da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
Fontes: Comunicação Social HFASP e
(1) https://www.diabetes.org.br/publico/palavra-da-presidente/1872-o-verdadeiro-dia-mundial-do-diabetes (texto adaptado)
Redes Sociais