No dia 17 de setembro de 2019, aconteceu a 32ª Jornada Científica do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) em comemoração ao 40º aniversário de criação do Hospital. Este ano o tema foi “A Saúde na Quarta Revolução Industrial”, com o objetivo de englobar alguns assuntos relacionados à posição do profissional de saúde diante da rápida invasão da tecnologia em todas as áreas.
Foram três palestrantes convidados, que explanaram o assunto em diferentes abordagens. O Dr. Carlos Henrique Sartorato Pedrotti, médico cardiologista especialista em Ciência de Dados pela Johns Hopkins University e atual Médico-Referência do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), discorreu sobre o tema telemedicina. Atualmente, o HIAE possui o maior e mais abrangente serviço de telemedicina do Brasil, incluindo todos os tipos de atendimento por videoconferência. A palestra causou impacto em todos os presentes, pela excelência dos conhecimentos e pela amplitude da capacidade de atuação dessa tecnologia, o que despertou várias perguntas por parte da audiência. As outras duas palestras foram ministradas por professores ligados à área de recursos humanos, Dra. Cely Ades e Dr. João Manoel Gobbi de Oliveira, que abordaram as principais habilidades interpessoais que os profissionais de saúde deveriam buscar para continuarem fortes no mercado de trabalho.
Ao final da Jornada, aconteceu a divulgação do resultado do Concurso de Painéis Científicos do HFASP, organizado pela Divisão de Ensino e Pesquisa. Os militares premiados, nas categorias Doutorado, Iniciação Científica/Mestrado e Relato de Caso, foram, respectivamente, a Capitão Médica Renata dos Santos Corrêa, a Tenente Enfermeira Ana Carolina Oliveira Filhiolino e a Tenente Médica Tabata Caroline Damasceno De Moraes. A exposição oral dos trabalhos finalistas para a banca examinadora aconteceu no dia 10 de setembro no auditório do Hospital.
Desta forma, o HFASP concluiu com muito sucesso sua 32ª Jornada, encorajando a busca e divulgação do conhecimento científico como forma de fortalecer e desenvolver os serviços de saúde.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais