No dia 23 de Julho de 2019, a 1ª Ten QOCON DENT Darlle ministrou a palestra “Controle do bruxismo em Odontopediatria” para o efetivo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), trazendo ao público uma abordagem diferente sobre o tema.
Apertar os dentes uns contra os outros ou rangê-los pode estar associado a diversas causas. Estudos apontam que o bruxismo infantil apresenta prevalência em todas as faixas etárias, devendo ser considerado no atendimento odontológico de crianças e adolescentes. A nomenclatura utilizada divide a parafunção em bruxismo do sono ou em vigília e também em primário e secundário. Fatores ambientais podem modular o hábito como problemas respiratórios/asma, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, alterações no sono dentre outros.
Existem diversos questionários validados na literatura científica que podem auxiliar o cirurgião-dentista na identificação do fator que modula o hábito e encaminhamento para o profissional adequado para o devido tratamento. Dentre os profissionais, médico otorrinolaringologista, médico pediatra e psicólogo podem contribuir com o tratamento. A placa oclusal não tem influência sobre as variáveis fisiológicas associadas ao bruxismo O dispositivo interoclusal possui função de proteção dentoalveolar e pode estar associado a grampos de retenção em crianças menores ou com necessidades especiais. O controle do bruxismo deve ser realizado de maneira reversível e conservadora.
Em caso de dúvidas, procure sempre um profissional qualificado.
Fonte: Comunicação Social HFASP
Redes Sociais